Em 2025, vai rolar mais um pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que é aquela dinheirinho extra que muita gente tem direito a receber. Mas, para ter acesso a esse montante, tem alguns critérios que você precisa ficar de olho. O pagamento é feito pela Caixa (PIS) e pelo Banco do Brasil (Pasep) e é um reconhecimento pros trabalhadores que tão na ativa no setor privado e público. Vamos entender quem tem direito a esse abono e como fazer pra consultar?
Pra receber o abono salarial em 2025, você precisa ter trabalhado de carteira assinada em 2023. Tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias nesse ano, e a sua remuneração não pode ter passado de dois salários mínimos (R$ 2.640,00). Além disso, você tem que estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
O valor do abono é de até um salário mínimo, e ele varia de acordo com o tempo que você trabalhou em 2023. Então, se você tiver direito, esse dinheiro vai cair na sua conta de acordo com o calendário de pagamento.
Como saber se você tem direito?
A partir de 5 de fevereiro de 2025, já dá para consultar se você vai receber o abono salarial. Para quem já usa a Carteira de Trabalho Digital, é só abrir o aplicativo e dar uma olhada na área de contratos de trabalho. O app funciona tanto no Android quanto no iPhone.
Outra opção é o Aplicativo Caixa Trabalhador, que te mostra tudo sobre o PIS, o abono salarial, o seguro-desemprego e as parcelas liberadas. Ele também tá disponível para download nas lojas de aplicativos.
Se você não gosta de app, pode ligar para Central de Atendimento Alô Trabalho no telefone 158, ou acessar o site Gov.br.
Como sacar o abono
O saque do abono salarial é bem tranquilo. O melhor jeito é receber direto na sua conta corrente ou conta digital. Mas se você não tiver conta no banco, pode sacar nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.
Em 2024, ainda tinha uma grana de mais de 200 milhões esperando por um monte de gente que não sacou. Para esses casos, o prazo final é 27 de dezembro de 2024, então, fica esperto!