A recente queda da aeronave Embraer 190 de matrícula 4K-AZ65 no Cazaquistão mobilizou especialistas brasileiros do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O envolvimento do Brasil no caso destaca a relevância da colaboração internacional em investigações de acidentes aéreos, em conformidade com as diretrizes globais da aviação civil.
O acidente ocorreu no dia 25 de dezembro, próximo a Aktau, no Cazaquistão, durante um voo que partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Chechênia. A aeronave envolvida, um Embraer 190, é de fabricação brasileira, o que reforça o interesse e a expertise do Brasil no caso. A bordo estavam 67 pessoas, incluindo cinco tripulantes. Infelizmente, 38 pessoas perderam a vida.
O Cenipa foi acionado pela Autoridade de Investigação de Acidentes do Cazaquistão para contribuir com a análise técnica do caso. Essa solicitação é respaldada pelo Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que promove a cooperação entre países em investigações aeronáuticas.
Por que o Brasil?
O Cenipa é reconhecido mundialmente por sua expertise em análises de acidentes aéreos, especialmente em casos envolvendo aeronaves fabricadas no Brasil, como a Embraer 190. O pedido de colaboração foi feito em conformidade com o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que regula a cooperação internacional em investigações de acidentes.
Motivações para a escolha do Cenipa:
- Experiência técnica avançada.
- Infraestrutura especializada, como o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData).
- Histórico de colaboração com outros países para promover a segurança da aviação.
Análise das Caixas-Pretas no Brasil
Duas caixas-pretas da aeronave chegaram ao Brasil no dia 31 de dezembro para análise. Esses dispositivos são essenciais para entender o que ocorreu durante o voo:
- Cockpit Voice Recorder (CVR): Grava conversas entre os pilotos e comunicações com a torre de controle.
- Flight Data Recorder (FDR): Registra dados técnicos do voo, como altitude, velocidade, e comandos executados pelos pilotos.
A expertise do Cenipa nesse tipo de análise é um diferencial, contribuindo para investigações precisas e rápidas.
Tecnologia de ponta e colaboração internacional
O LabData, centro do Cenipa especializado em análise de gravadores de voo, é referência global. Para a investigação, o Brasil recebe equipes do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia.
Equipe envolvida:
- 3 investigadores do Cazaquistão.
- 3 do Azerbaijão.
- 3 da Rússia.
- Investigadores do Cenipa.
A presença de representantes dos países envolvidos garante transparência e credibilidade ao processo.
O que a investigação pode revelar?
Os dados extraídos serão enviados às autoridades do Cazaquistão, mas sua análise deve fornecer respostas cruciais:
- Lições para o setor: Medidas de segurança que podem evitar futuros acidentes.
- Causas do acidente: Falhas mecânicas, erro humano ou condições externas.
- Condições do voo: Como estava o sistema de degelo e a configuração dos instrumentos.
O trabalho do Cenipa no caso do acidente aéreo no Cazaquistão ilustra a relevância da colaboração global para aprimorar a aviação civil. A análise das caixas-pretas e a troca de conhecimentos entre países impactam diretamente na segurança de voos ao redor do mundo, beneficiando milhões de passageiros.