O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na última semana, o processo de notificação e reembolso para aposentados e pensionistas que identificaram descontos associativos indevidos em seus benefícios.
A ação, que envolve um universo de mais de 27 milhões de segurados, tem gerado filas, dúvidas e queixas por parte da população idosa, principal afetada pelo novo sistema de contestação digital.
Desde o dia 14 de maio, os beneficiários com valores descontados em favor de entidades associativas podem informar, exclusivamente pelos canais digitais, site ou aplicativo Meu INSS e Central 135, se reconhecem ou não as cobranças.
Contudo, o primeiro dia de atendimento expôs uma série de dificuldades enfrentadas nas agências da Previdência Social, especialmente em São Paulo, onde idosos relataram longas esperas, confusão nas triagens e falta de estrutura presencial para registrar pedidos de devolução.
Reembolsos de idosos só podem ser solicitados via app ou telefone
É importante mencionar que o INSS tem enfatizado que todo o processo de verificação e solicitação de reembolso deve ser feito por meio de seus canais oficiais. Com isso, não há atendimento presencial destinado a essa finalidade, tampouco envio de mensagens via SMS, ligações telefônicas ou contato por e-mail, medidas adotadas para evitar fraudes.
A recomendação é que os segurados acessem o aplicativo ou o portal Meu INSS e sigam o caminho: “Do que você precisa?” > “Consultar descontos de entidades”.
Caso haja descontos não reconhecidos, será necessário marcar essa opção, informar e-mail e telefone para contato e confirmar a declaração. Após isso, o sistema emitirá uma cobrança automática à associação responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo ou devolver os valores ao INSS.
Outro detalhe importante é que ainda não há estimativa automática do valor total a ser restituído, mesmo após a contestação. O órgão promete atualizações no sistema, mas até o momento os dados são limitados à identificação da entidade e do período em que ocorreram os descontos.
Idosos são os mais afetados pela falta de inclusão digital
Dessa forma, ainda que o processo vise agilidade, muitos aposentados relatam dificuldades em lidar com o formato digital. A ausência de atendimento presencial específico, somada à falta de familiaridade com aplicativos e tecnologia, tem ampliado a sensação de desamparo entre os idosos.
Vale mencionar que o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que 98,6% dos beneficiários que acessaram a nova ferramenta no primeiro dia declararam não reconhecer os descontos. Ao todo, 41 entidades foram notificadas e estão sob análise.