A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acompanha de perto as recentes atualizações nas regras de bagagem das companhias Latam Airlines e Gol Linhas Aéreas, responsáveis por boa parte do tráfego aéreo no Brasil.
Dessa forma, as mudanças, que entraram em vigor após serem anunciadas em outubro passado, impactam diretamente passageiros de voos domésticos e internacionais, com foco especial nos viajantes corporativos e de lazer.
Dentre as principais alterações estão o reajuste no limite de peso da bagagem de mão, mudanças nas nomenclaturas dos itens permitidos a bordo e o lançamento de uma nova classe tarifária para quem viaja apenas com mochila. Além disso, os custos de despacho também sofreram reajustes, especialmente para quem não se planeja com antecedência.
Mudanças de bagagem na Latam
Vale mencionar que a Latam adotou novos parâmetros tanto para o item pessoal quanto para a bagagem de mão. Agora, o antigo “item pessoal” se chama “Item pessoal de até 10 kg”, que deve ser acomodado sob o assento à frente, mantendo dimensões máximas de 45 cm x 35 cm x 20 cm.
Já a tradicional bagagem de mão foi renomeada para “Mala pequena”, com aumento no limite de peso: até 12 kg na classe Economy e 16 kg nas cabines Premium Economy e Premium Business, respeitando as dimensões de 55 cm x 35 cm x 25 cm.
Outro detalhe importante é a criação da tarifa Basic, disponível apenas em algumas rotas internacionais, que permite exclusivamente um item pessoal de até 10 kg, sendo ideal para quem viaja apenas com mochila e busca preços mais baixos.
Gol atualiza despacho e taxas
A Gol Linhas Aéreas também revisou suas políticas. O despacho da primeira bagagem de até 23 kg custa R$ 110 se adquirido com mais de 48 horas de antecedência. Caso o serviço seja comprado com menos tempo, o valor sobe para R$ 160.
Além disso, as taxas de excesso de bagagem passaram a ser fixas: R$ 170 para voos domésticos e R$ 350 nos internacionais, independentemente do peso adicional.
Sendo assim, é importante mencionar que essas mudanças exigem mais atenção dos passageiros na escolha da tarifa e na organização da bagagem. Isso porque o não cumprimento dos novos limites pode gerar custos extras e transtornos no embarque.