O mercado de planos de saúde no Brasil chegou ao fim de março com um total de 52,1 milhões de usuários com cobertura ativa, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar do cenário de estabilidade, houve um pequeno avanço no número de beneficiários: um crescimento líquido de 0,2%, resultado do balanço entre novas adesões e cancelamentos registrados ao longo do mês.
Embora o ritmo de expansão do setor tenha sido modesto, análises realizadas pelos bancos BTG Pactual e Itaú BBA revelam que, por trás dos números gerais, alguns planos de saúde apresentaram variações relevantes em suas carteiras.
Maiores planos de saúde do Brasil
Confira abaixo o ranking das maiores operadoras de planos de saúde do país, com base no número de beneficiários:
- Hapvida Notredame Intermédica — 8,8 milhões de usuários: Líder do setor, teve uma redução de 33 mil vidas em março. Detém 16,7% do mercado nacional, com contratos majoritariamente coletivos empresariais ou por adesão. Atua em todo o Brasil, com foco nas regiões Nordeste e Sudeste e conta com rede própria de atendimento.
- Bradesco Saúde — 3,8 milhões de usuários: Segunda maior operadora, perdeu 63 mil beneficiários no mês. A maior concentração de clientes está na Região Sudeste, com mais de 2,4 milhões de usuários. Predominam os contratos coletivos empresariais; há cerca de 72 mil coletivos por adesão e cerca de 100 mil individuais. Utiliza rede credenciada.
- Amil — 3,1 milhões de usuários: Foi a operadora que mais cresceu em março, com um acréscimo de 101 mil beneficiários. Tem atuação nacional, com mais de 2,2 milhões de clientes no Sudeste. A maioria dos contratos é coletiva. Possui rede credenciada e tem investido na expansão da rede própria.
- SulAmérica — 2,7 milhões de usuários: Registrou o segundo maior crescimento no mês, com 63 mil novos contratos. Atende em todo o país, com destaque para o Sudeste. Cerca de 2,6 milhões dos contratos são coletivos empresariais, enquanto os planos individuais somam aproximadamente 97 mil.
- Unimed Nacional (Central Nacional Unimed) — 2 milhões de usuários: Teve redução de 30 mil beneficiários em março. A maior parte da carteira (1,8 milhão) está em planos coletivos empresariais. Apenas 40 mil usuários estão em planos individuais. A base de clientes se concentra na Região Sudeste.
- Unimed BH — 1,5 milhão de usuários: Focada em Belo Horizonte e região metropolitana, possui cerca de 190 mil contratos individuais. Mais de 960 mil são planos empresariais e outros 310 mil são por adesão.