O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento do Bolsa Família para os segurados do grupo unipessoal. Ou seja, aqueles que moram sozinhos e sem qualquer dependente.
O repasse segue as mesmas regras do repasse para as famílias com mais pessoas: seguindo o calendário da Caixa Econômica Federal (CEF). Nesta sexta-feira (28), o repasse deve ser feito para o último grupo.
Calendário do benefício unipessoal
O pagamento leva em consideração o Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Dessa forma, o calendário é escalonado de acordo com o último dígito do NIS. Hoje, o repasse será feito para os segurados com o NIS de final 0.
Para os beneficiários que receberam nos últimos dez dias, mas que ainda não realizaram o saque, vale mencionar que o repasse segue disponível e pode ser sacado em qualquer ponto de atendimento da Caixa Econômica. Confira o calendário completo de fevereiro e veja quando foi feito o seu repasse a seguir:
- NIS final 1: 17 de fevereiro;
- NIS final 2: 18 de fevereiro;
- NIS final 3: 19 de fevereiro;
- NIS final 4: 20 de fevereiro;
- NIS final 5: 21 de fevereiro;
- NIS final 6: 24 de fevereiro;
- NIS final 7: 25 de fevereiro;
- NIS final 8: 26 de fevereiro;
- NIS final 9: 27 de fevereiro;
- NIS final 0: 28 de fevereiro.
Quanto tempo o benefício fica disponível
Segundo o MDS, o benefício fica disponível por até 90 dias na conta digital do Caixa Tem. Durante esse período, as parcelas serão acumuladas e o titular poderá sacar ou usar o valor em transferências bancárias, pix ou fazer pagamentos no débito.
Mas é importante mencionar que, caso o titular não faça nenhuma movimentação bancária nesses três meses, o valor voltará para o MDS. Além disso, o titular corre o risco de ser retirado da folha de pagamento do Bolsa Família.
Isso acontece porque o Governo Federal entende que a família não precisa do repasse, uma vez que não faz uso do dinheiro. Desse modo, é necessário que saia da folha de pagamento para abrir vaga para uma família que realmente precisa.
Para saber mais sobre o repasse do Bolsa Família, o titular pode acessar o aplicativo do Caixa Tem, do Cadastro Único (CadÚnico) ou do Bolsa Família.