A durabilidade das baterias dos carros elétricos sempre foi um dos principais pontos de atenção para quem pensa em adquirir um veículo desse tipo, especialmente modelos usados. Consideradas uma das partes mais caras do carro, as baterias de íons de lítio podem representar até 50% do valor total do automóvel. Isso leva muitos consumidores a questionarem: quanto tempo dura um carro elétrico?
Recentemente, um estudo realizado pela Recurrent, empresa especializada em baterias, revelou dados que podem tranquilizar quem tem receio de investir em um carro elétrico. A pesquisa analisou um grupo de 15.000 carros e constatou que apenas 1,5% precisaram de substituição da bateria, fora dos casos de recalls, como ocorreu com o Chevrolet Bolt. Essa taxa de substituição é bem baixa, o que indica que, ao contrário do que muitos imaginavam, as baterias dos carros elétricos têm uma vida útil bem mais longa do que o esperado.
Estimativa de vida útil das baterias do carro elétrico
As fabricantes de carros estimam que as baterias desses veículos têm uma vida útil de 15 a 20 anos, e as evidências começam a confirmar essas previsões. Apesar de as baterias de íons de lítio perderem capacidade gradualmente com o tempo, esse processo é mais lento nos carros elétricos. A degradação, que ocorre de forma não linear, tende a ser mais acentuada no início, mas depois se estabiliza, com a maioria das trocas ocorrendo dentro do período de garantia, que geralmente é de 8 anos ou 160.000 km.
Além disso, os dados de modelos como o Tesla Model S e o Nissan LEAF, que estão em circulação há mais de uma década, mostram resultados promissores. No caso do Tesla Model S, por exemplo, a taxa de troca de bateria variou entre 3,5% e 8,5% dependendo do ano de fabricação, o que indica que a maioria das baterias ainda está em perfeito estado de funcionamento.
Troca de baterias e recalls
Outro aspecto importante que surgiu nos estudos é a relação entre a idade do carro e a necessidade de troca da bateria. Carros mais antigos, como o Nissan LEAF 2011, apresentam uma taxa de substituição mais alta, mas isso é esperado, já que esses modelos já estão no mercado há mais tempo. Para modelos mais recentes, como o Chevrolet Bolt e o Hyundai Kona Electric, a maior parte das trocas de baterias ocorreram devido a recalls, com as substituições sendo cobertas pela garantia.