Segundo o Censo Escolar de 2022, o Brasil conta com 26.815 alunos identificados com altas habilidades ou superdotação. De acordo com a neuropsicopedagoga Olzeni Ribeiro, essa condição é marcada por uma intensa atividade metabólica no cérebro, o que permite um processamento ágil das informações.
Ela explica que a superdotação está ligada à facilidade de aprendizado e não se baseia apenas em um elevado Quociente de Inteligência (QI). Além disso, não há um perfil específico para os superdotados, que costumam exibir características como hipersensibilidade, perfeccionismo e baixa tolerância à frustração.
Superdotação no Brasil
A superdotação foi formalmente reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2013, que assegura o atendimento especializado para alunos com altas habilidades. Contudo, muitas famílias enfrentam dificuldades na implementação da lei, principalmente nas escolas públicas, devido à falta de preparo das equipes pedagógicas.
Olzeni Ribeiro enfatiza a importância de distinguir os dispositivos legais voltados para alunos com deficiência daqueles destinados aos superdotados. Cristina Delou, presidente do ConBraSD, afirmou que o conselho pretende se reunir com o MEC para discutir aperfeiçoamentos na implementação da legislação.
Nível de QI
O QI é uma medida padronizada utilizada para avaliar as habilidades cognitivas de uma pessoa, por meio de testes específicos aplicados e supervisionados por profissionais qualificados. Esses testes analisam competências como raciocínio lógico, memória, resolução de problemas e capacidade de aprendizado.
No Brasil, a média de QI é de 87, segundo a escala Wechsler, a mais amplamente adotada no mundo, um número comparável à média de outras nações em desenvolvimento. Aproximadamente 2 mil brasileiros são considerados superinteligentes, possuindo um QI muito acima da média.
Indivíduos com altas habilidades costumam apresentar um QI entre 115 e 129, destacando-se em campos específicos, como matemática, música ou artes. Por outro lado, pessoas superdotadas possuem um QI superior a 130 e geralmente apresentam um desempenho excepcional em diversas áreas cognitivas.