Para os candidatos que desejam usar a prova do Enem 2025 como forma de concluir o ensino médio, há boas notícias: a edição deste ano traz novidades importantes que prometem facilitar o acesso e ampliar as possibilidades de uso do exame.
Isso porque começam nesta segunda-feira, 26 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, e junto com o processo de inscrição chegam mudanças significativas.
Prova para concluir o Ensino Médio vai ter grandes mudanças
Uma das alterações mais relevantes para quem vai fazer a prova e deseja concluir os estudos é a volta do Enem como opção de certificação do ensino médio.
Até então, essa função estava restrita ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), mas, a partir desta edição, candidatos com mais de 18 anos poderão usar o desempenho no Enem para obter o certificado, desde que atinjam a pontuação exigida.
Isso representa uma reabertura de oportunidades para quem não concluiu os estudos na idade regular e deseja retomar o percurso educacional por meio de uma única avaliação nacional.
Outra mudança marcante é a pré-inscrição automática dos estudantes do 3º ano do ensino médio. Aqueles que estiverem regularmente matriculados nessa etapa da educação básica serão incluídos automaticamente no sistema.
Apesar disso, será necessário que esses estudantes confirmem os dados e escolham o idioma da prova estrangeira (inglês ou espanhol) acessando a Página do Participante.
Já os alunos dos demais anos e os que já concluíram o ensino médio deverão seguir o processo tradicional de preenchimento completo da inscrição.
Detalhes sobre a prova do Enem 2025
O período de inscrição vai até o dia 6 de junho e deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site oficial do Inep. A taxa é de R$ 85 e pode ser quitada por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, com vencimento até 11 de junho.
Vale lembrar que mesmo quem obteve isenção da taxa precisa se inscrever normalmente para participar da prova.
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos: 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de linguagens, ciências humanas e a redação. No segundo, será a vez de matemática e ciências da natureza.
As provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões ao meio-dia. Para quem faltar por motivos justificados, como problemas logísticos ou doenças, haverá reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.
Além de ser uma porta de entrada para universidades públicas e privadas, o Enem também serve como critério de acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies, e seus resultados são aceitos até em instituições de ensino superior de Portugal.