Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas Mais Tendências

Previsão do tempo muda totalmente após criação da IA

Por Yasmin Henrique
26/05/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Previsão do tempo muda totalmente após criação da IA

(Foto: reprodução/Gavin Allanwood/Unsplash)

Share on FacebookShare on Twitter

Seis décadas após o início da previsão do tempo por computador no Reino Unido, com o uso do processador “Comet” em 1965, o Met Office protagoniza uma nova revolução tecnológica: a inteligência artificial (IA). Essa inovação está mudando a maneira como fenômenos como nuvens, chuva e temperatura são previstos, exibidos em tempo real na sede do Met Office, em Exeter.

A IA destaca-se por sua capacidade de lidar com enormes volumes de dados atmosféricos, possibilitando previsões mais precisas e alertas antecipados de eventos extremos. Isso traz impactos positivos para a saúde pública, segurança e diversos setores da economia, como agricultura e mercado financeiro.

Previsão do tempo com IA

Atualmente, há entre 20 e 30 modelos de previsão do tempo baseados em inteligência artificial em desenvolvimento, com alguns já em operação no mundo real, e a expectativa é que esse número cresça rapidamente. O Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) lançou recentemente um modelo operacional que melhorou em cerca de 20% a precisão na previsão do percurso de ciclones tropicais.

Além disso, a inteligência artificial permite a realização de milhares de simulações, expandindo significativamente a capacidade de antecipar eventos climáticos extremos. Isso representa um avanço em relação aos modelos tradicionais, que costumam realizar cerca de 50 simulações. Novas abordagens “de ponta a ponta” estão sendo desenvolvidas para trabalhar diretamente com dados brutos, eliminando etapas intermediárias do processo de previsão.

Compartilhamento e integração

Apesar dos avanços, o compartilhamento global de dados meteorológicos enfrenta desafios geopolíticos que podem limitar o acesso a informações públicas essenciais para a precisão das previsões. Para contornar essas dificuldades, a inclusão rápida de dados provenientes de sensores locais, como termômetros e pluviômetros, tem se mostrado uma estratégia eficaz para aprimorar os modelos meteorológicos.

Mesmo com a crescente presença da inteligência artificial, os meteorologistas continuam desempenhando um papel fundamental. Eles são responsáveis por interpretar as diferenças entre os diversos modelos, fornecer contexto aos dados e comunicar os riscos à sociedade.

Alteração no clima

Tome cuidado com as ondas de frio! Elas afetam o bem-estar

As ondas de frio podem impactar diretamento o bem-estar das pessoas, assim como qualquer outro extrema; saiba detalhes sobre o clima frio por vir
veja agora
X

Tome cuidado com as ondas de frio! Elas afetam o bem-estar

veja agora
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Foto:  Agência Brasília

Trabalhadores terão novos direitos aos domingos

Confira!

Dica prática para ter limoeiro saudável e cheio de frutos - Imagem: Pixabay

Dica prática para ter limoeiro saudável e cheio de frutos

27/05/2025
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Fernando de Noronha recebe visitante inusitado das Américas

27/05/2025
Nova função do WhatsApp conquista usuários - Imagem: Pixabay

Nova função do WhatsApp conquista usuários

27/05/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
PRÊMIO DE R$ 100.000
PRÊMIO DE R$ 100.000
Veja se está na lista
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas