Desde que foi pago em 2019, o Governo Federal não voltou a fazer o repasse do décimo terceiro do Bolsa Família. Embora já tenham se passado 5 anos desde o seu primeiro e único repasse, muitos segurados continuam se perguntando porque o benefício de transferência de renda não garante o pagamento do salário adicional.
Antes de tudo é importante lembrar porque o pagamento do décimo terceiro foi feito para segurados do Bolsa Família em 2019. Acontece que esse repasse foi feito um ano após as eleições presidenciais de 2018, quando o então candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito.
Na época, uma das promessas de campanha do candidato era o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família. Por isso, durante o primeiro ano do seu mandato, Bolsonaro realizou o feito prometido. Entretanto, nos anos seguintes, o então presidente não voltou a fazer o pagamento.
Ou seja, durante o mandato de Bolsonaro (2019 – 2022), o repasse do décimo terceiro do Bolsa Família foi feito apenas uma vez, como cumprimento de uma de suas promessas de campanha.
Governo Lula faz mudanças no Bolsa Família mas não garante o pagamento do 13º salário
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito e uma de suas primeiras medidas foi realizar mudanças no programa de transferência de renda. Entretanto, o presidente reforçou que não faria o pagamento do 13º do Bolsa Família.
Segundo Lula, o Bolsa Família é um programa de assistência social e transferência de renda, por isso, não se encaixa nos parâmetros para o repasse do décimo terceiro, que é um benefício que deve ser pago para brasileiros que trabalham de carteira assinada.
Tanto em 2023 quanto em 2024, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), responsável pelo Bolsa Família, confirmou que não seria feito o pagamento do décimo terceiro salário para beneficiários do programa de transferência. Por esse motivo, há poucas chances de que o repasse seja feito em 2025.