Apesar de não haver uma regra que impeça o uso de pneus de marcas diferentes no mesmo eixo do veículo, especialistas desaconselham essa prática. Mesmo com medidas iguais, os pneus podem ter diferenças significativas na estrutura, na composição da borracha e no desenho das ranhuras.
Esses detalhes afetam diretamente a aderência ao solo e o desempenho do carro, especialmente em situações de emergência. A combinação de peças com características distintas pode gerar desequilíbrio, comprometer a estabilidade e interferir no funcionamento adequado do sistema ABS.
Uso dos pneus no carro
Diferença entre os eixos:
- Pode usar marcas diferentes entre os eixos dianteiro e traseiro, desde que os dois pneus de cada eixo sejam iguais.
- Não é recomendado para carros com tração nas quatro rodas (4×4) — os quatro devem ser iguais em marca, modelo e desgaste. Pneus diferentes em carros 4×4 podem causar problemas no sistema de tração e desgaste mecânico.
Desgaste:
- É normal que pneus se desgastem mais no eixo que tem tração.
- Faça o rodízio a cada 10 mil km para equilibrar o desgaste.
- Cheque a pressão deles a cada 15 dias.
- Se um pneu do par estiver mais gasto, faça alinhamento e balanceamento.
Troca:
- Sempre troque os dois pneus do mesmo eixo juntos.
- Se for trocar só dois, coloque os novos no eixo traseiro — isso dá mais estabilidade em situações de emergência.
- Pneus novos na traseira ajudam a evitar perda de controle do veículo.
Dicas finais
Embora pneus de marcas diferentes possam parecer compatíveis à primeira vista por terem as mesmas dimensões, essa semelhança pode ser enganosa. Cada fabricante utiliza compostos, estruturas e tecnologias distintas, o que influencia diretamente no comportamento do pneu.
Por isso, a recomendação mais segura é sempre seguir as especificações indicadas pelo fabricante do veículo. Essa medida preventiva é fundamental para manter a estabilidade do carro, garantir um bom desempenho em diferentes condições de uso e prolongar a vida útil dos componentes.