Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

Pernambuco ultrapassa média nacional em turismo

Por Karoline Calumbi
04/03/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Foto: Arthur de Souza

Foto: Arthur de Souza

Share on FacebookShare on Twitter

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que Pernambuco segue em ritmo acelerado de crescimento no setor turístico.

Isso porque, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o estado registrou um aumento de 4,4% no volume de serviços turísticos entre janeiro e dezembro de 2024, superando a média nacional de 3,5%.

Além disso, a receita nominal do setor subiu 10% em relação a 2023, consolidando Pernambuco como o segundo maior mercado do Nordeste, atrás apenas da Bahia.

Crescimento sustentado de Pernambuco

O desempenho turístico pernambucano é resultado de um trabalho integrado entre o setor público e privado, focado na promoção dos destinos locais e na ampliação da infraestrutura. O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, destacou que os números demonstram a competitividade do estado.

Vale mencionar que, além do turismo de lazer, segmentos como eventos e viagens de negócios também contribuíram para esse avanço. O Recife, por exemplo, despontou como o segundo destino mais buscado por turistas estrangeiros, de acordo com levantamento da Embratur e Decolar.

Outro detalhe importante é o impacto do setor aéreo na expansão do turismo. Pernambuco tem se destacado na malha aeroviária com o maior número de voos do Nordeste, graças ao hub da Azul e à ampliação de conexões internacionais.

Recentemente, o Aeroporto Internacional do Recife passou a oferecer voos diretos para destinos como Paraguai e Chile, além de reforçar as rotas já existentes para Estados Unidos, Argentina e Portugal.

Porto de Galinhas e Fernando de Noronha

Os destinos litorâneos de Pernambuco seguem liderando as preferências dos viajantes. Segundo o Prêmio Melhores Destinos, Porto de Galinhas foi eleito o segundo melhor destino de praia do Brasil. No ranking de buscas do Booking para as festas de fim de ano, Fernando de Noronha e Porto de Galinhas ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

Isso porque o estado tem investido na estruturação de seus atrativos e na captação de turistas internacionais. Dados da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) mostram que, entre janeiro e outubro de 2024, Pernambuco recebeu mais de 44 mil visitantes estrangeiros, com destaque para os mercados de Portugal, Uruguai e Argentina.

Além disso, o setor hoteleiro também acompanha essa evolução. De acordo com a plataforma Omnibees, Porto de Galinhas registrou um crescimento de 29% na receita em 2024, superando a média nacional de 22%. A estadia média dos turistas na região é de 4,7 dias, bem acima da média nacional de 2,56 diárias.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post
Esse é o valor a pagar para se aposentar se você não for CLT - Imagem: Agência Brasil

Esse é o valor a pagar para se aposentar se você não for CLT

Confira!

Tríceps - Reprodução/iStock

Melhore a força dos tríceps com treinos fáceis no conforto do lar

08/06/2025
Sua gordura abdominal vai ser eliminada com esses chás - Imagem: Pixabay

Sua gordura abdominal vai ser eliminada com esses chás

08/06/2025
Mitos sobre o leite que você sempre acreditou - Imagem: Pixabay

Mitos sobre o leite que você sempre acreditou

08/06/2025
  • Contato

Tribuna de Minas

Fechar Modal
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
MULTA NA CNH APÓS COMER BANANA
Valor pode ser de R$ 2.934,70
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas