Poucas pessoas têm a experiência de ouvir o som de um meteoro ao colidir com a Terra, já que esse fenômeno nunca havia sido registrado anteriormente. Contudo, pela primeira vez, o som de um meteorito caindo foi capturado. Em julho de 2024, na Ilha Príncipe Eduardo, no Canadá, Joe Velaidum e sua parceira, Laura, se depararam com uma formação de poeira cinza em formato de estrela na frente de sua casa.
Inicialmente sem saber o que havia causado o fenômeno, o casal revisou as imagens da câmera de segurança instalada na entrada e descobriu algo curioso: uma pedra surgiu inesperadamente e caiu no caminho, espalhando poeira e fragmentos ao redor.
Meteorito no quintal de casa
A pedra parecia se deslocar com grande velocidade e, ao ser analisada com mais atenção, parecia ser um meteorito. O casal então saiu para recolher os fragmentos, conseguindo reunir cerca de sete gramas de rocha. As amostras foram enviadas a Chris Herd, curador da Coleção de Meteoritos da Universidade de Alberta, que confirmou que se tratava de um meteorito.
O Dr. Herd, especialista nessas rochas espaciais, ressaltou a raridade de eventos como esse e explicou que, em sua experiência, é muito difícil conseguir registrar a queda de um exemplar. “Quando ele literalmente cai na sua porta, fica muito mais fácil registrar o acontecimento”, afirmou o especialista.
Registros anteriores
O aspecto mais surpreendente desse evento foi que, além de ser o primeiro meteorito registrado na Ilha Príncipe Eduardo, também foi o primeiro caso em que o som de um impactando a Terra foi capturado em vídeo.
O incidente, que aconteceu em Charlottetown, atraiu a atenção internacional, e o objeto foi nomeado em homenagem à cidade onde caiu. Ele agora integra uma pequena lista de 69 meteoritos registrados no Canadá, sendo que a maioria passou despercebida.