Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

Os ‘Hobbits’ já foram realidade antes dos Homo sapiens

Por Karoline Calumbi
14/01/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
foto/reprodução: DEVA PRASKA DEWANTARA/Shutterstock)

foto/reprodução: DEVA PRASKA DEWANTARA/Shutterstock)

Share on FacebookShare on Twitter

De acordo com Tolkien, criador de O Senhor dos Anéis, os Hobbits são “um povo pequeno, com cerca de metade da nossa altura e menores que os anões barbado”. Para quem é apaixonado por literatura e cinema, sabe que essa é uma raça que habita a Terra-média e que, mesmo sem querer, estão sempre metidos em confusão.

Mas, para alguns pesquisadores, existe um linha fina entre a literatura e a vida real. Isso porque, eles acreditavam que essa espécie de hominídeo realmente existiu, mas acabou sendo extinta devido à competição com os Homo sapiens.

Conheça a raça de Hobbits da vida real

O IFLScience, um blog voltado para apresentação de descobertas científicas de forma divertida e acessível, afirmou que os Homo floresiensis existiram e habitaram a ilha de Flores, na Indonésia. Esse grupo existiu a cerca de 50 mil anos e foi apelidado de “Povo Hobbit” devido à sua baixa estatura.

Um novo estudo também comprovou os hobbitis desapareceram daquela região quatro milênios antes da chegada de humanos, o que ocorreu a cerca de 46 mil anos. Isso significa que os hobbits nunca chegaram a conviver com os homo sapiens. Ou seja, não há provas de que foi a relação de competição que levou a extinção dos hobbits .

O que causou a extinção dos hobbits

Os estudos sobre a extinção dos hobbits foram feitos através de análises de proporções de magnésio, cálcio e isótopos de oxigênio presente em rochas próximas ao sítio arqueológico onde os Homo floresiensis foram encontrados. Esse estudo ajudou a reconstruir a mudança paleoclimática da região ao longo dos anos.

Com isso, os resultados dos estudos indicam que a extinção dos hobbitis de deu devido às mudanças climáticas que levaram à extinção dos elefantes anões, principal fonte de alimentação dos hobbits daquela região.

Vale mencionar ainda que, há 76 mil anos, quando os hobbits e os elefantes coexistiram, o nível de chuva anual era alto, o que garantia a vida naquela região. Entretanto, nos 20 mil anos seguintes, o nível de chuva diminuiu consideravelmente, o que ajudou tanto na extinção dos elefantes anões quanto na extinção dos hobbits.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post
Foto: Reprodução/Internet

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca deve ter visto

Confira!

Pesquisa mostra se comer doce aumenta desejo de açúcar

Pesquisa mostra se comer doce aumenta desejo de açúcar

16/06/2025
Mauro Cid - Reprodução

Mauro Cid teria mentido ao STF durante o interrogatório

16/06/2025
Google - Reprodução/Unsplash

Cade freia decisão que pode mudar como o Google usa notícias no Brasil

16/06/2025
  • Contato

OVicio

Fechar Modal
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
Tome muito cuidado!
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

OVicio