O ano 2000 ficou marcado por eventos históricos e culturais importantes, incluindo lançamentos automotivos que hoje despertam nostalgia. Embora ainda não sejam considerados oficialmente clássicos, os carros dessa época, com 15 a 20 anos de fabricação, levarão pelo menos mais uma década para alcançar os 30 anos e ganhar esse status.
- Chevrolet Celta (2000 – 2015): Produzido em Gravataí (RS), foi o primeiro projeto 100% nacional da GM. Desenvolvido como alternativa mais acessível e econômica ao Corsa. Sucesso comercial: 1,5 milhão de unidades vendidas em 15 anos. Nenhum outro modelo da GM conseguiu substituí-lo com o mesmo apelo.
- Fiat Doblò (2000 – 2021): Lançado na Europa em 2000 e produzido no Brasil a partir de 2001, em Betim (MG). Destaque pelo amplo espaço interno e proposta versátil. Mesmo com design controverso e projeto defasado, permaneceu no mercado por 20 anos. Fiat planeja lançar uma versão elétrica no Brasil, apenas como furgão de carga.
- Pontiac Aztek (2000 – 2005): Considerado um dos carros mais feios da história. Ganhou status cult ao ser o carro de Walter White na série Breaking Bad. Criado como um SUV aventureiro, incluía uma barraca embutida para acampamentos. Fracasso comercial: previsão de 60 mil vendas anuais, mas o melhor resultado foi de 27 mil unidades em 2002. Produção encerrada após apenas cinco anos.
- Volkswagen Bora (2000 – 2011): Importado do México, chegou ao Brasil em 2000. Posicionado abaixo do Jetta e do Passat na linha da Volkswagen. Nunca esteve entre os modelos mais vendidos. Importação interrompida em 2011, mas seguiu à venda na Argentina até 2014. No México, tornou-se popular entre taxistas e foi descontinuado em 2015.
- Hyundai Santa Fe (2000 – presente): Lançado globalmente em 2000, mas a primeira geração não chegou ao Brasil. Desembarcou no país apenas em 2007, na segunda geração. Rapidamente se firmou no segmento de luxo. Abriu caminho para outros SUVs da Hyundai, como Tucson, Veracruz, Creta e Palisade.
Dicas para compra de carros antigos
Quem procura um carro dos anos 1990 e início dos 2000 busca preço acessível, com modelos populares variando entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. A isenção do IPVA, que depende da idade do veículo e do estado, é outro atrativo. Para uma boa compra, avalie histórico de revisões, quilometragem e estado geral.
Negociar com conhecidos é ideal, mas, se não for possível, sites de venda online ajudam a filtrar por preço, quilometragem e localização. Nunca finalize a compra sem ver o carro pessoalmente. Prefira opções próximas para facilitar a inspeção e leve-o a um mecânico de confiança antes de fechar negócio.