Os cães são animais com uma linguagem corporal um tanto rica. Vezes parecem estar sorrindo ou pedindo algo, ou seja, são mestres na arte de comunicar suas emoções e intenções. Mas você sabia que entre os diversos sinais que emitem, o bocejo se destaca como uma forma única que pode revelar desconforto e empatia? Veja o que cada bocejo significa a seguir:
O bocejo apaziguador
De acordo com a treinadora canina norueguesa, Turid Rugaas, o bocejo costuma ser considerado um sinal de calmaria, mas para os cães, pode ser usado para evitar conflitos. Isso porque quando o cão boceja na presença de outro cão, está demonstrando que não deseja brigar, como um “Estou cansado, irmão!”. Este comportamento visa estabelecer harmonia e evirar confrontos.
O bocejo de ansiedade
Como já mencionado, o cão é mestre na arte de comunicar e, muitas vezes, o seu cãozinho pode estar comunicando ansiedade. Isso porque eles frequentemente bocejam quando estão em situações que geram expectativa. Por exemplo, quando o tutor anuncia que vai passear, o bocejo seguido de um som, transmite a mensagem “Vamos logo!”.
O bocejo de empatia
O cachorro é considerado o melhor amigo do homem e não é a toa. Isso acontece porque eles tem uma característica adorável: a capacidade de demonstrar empatia. Pesquisas indicam que, assim como os humanos, os cães também pode bocejar por ver uma pessoa bocejar. Ou seja, quando o tutor boceja, o cão pode imitá-lo em sinal de empatia, reforçando o seu vínculo com o dono.
O bocejo de descanso
Além de todas essas mensagens subliminares, o bocejo também pode ser um sinal de que o seu cãozinho está cansado. Quando o animal boceja e se dirige para a cama, pode ser que ele precise de um tempo para descansar. Nesse caso, o tutor deve respeitar o seu desejo e permitir que ele tenha o seu merecido descanso. Afinal, não é fácil se comunicar tão bem!