Pesquisadores da Universidade Rice criaram uma fórmula inovadora que utiliza grafeno, proveniente do coque metalúrgico, no lugar da areia. Essa modificação ajuda a preservar recursos naturais e ainda aprimora a resistência e durabilidade do concreto. O grafeno, famoso por sua leveza e resistência, foi integrado à mistura, tornando o concreto 25% mais leve do que as versões convencionais.
O concreto com grafeno também demonstrou avanços notáveis nas propriedades mecânicas, com um aumento de 32% na tenacidade, 33% na deformação máxima e 21% na resistência à compressão, embora tenha registrado uma leve diminuição no módulo de Young.
Nova mistura
A técnica de aquecimento Joule foi utilizada para converter o coque metalúrgico em grafeno de maneira eficiente e escalável. No entanto, apesar de ser uma inovação promissora, o alto custo do grafeno ainda representa um desafio, limitando sua adoção em larga escala.
Com o respaldo de destacadas instituições dos Estados Unidos, como o Corpo de Engenheiros do Exército e a Fundação Nacional de Ciências, essa tecnologia tem como objetivo não apenas aprimorar a sustentabilidade na construção civil, mas também pavimentar o caminho para o desenvolvimento de materiais mais duráveis e com menor impacto ambiental.
Tipos de concreto
Embora o concreto seja um material relativamente recente, suas origens remontam a descobertas antigas, como o Opus Caementicium dos romanos, que, ao ser combinado com cal, produziu um material resistente e durável utilizado em grandes construções, como aquedutos e o Coliseu.
O concreto apresenta diversas propriedades notáveis, como alta resistência à água, o que o torna ideal para aplicações em barragens, pontes e túneis. Além disso, pode ser reforçado com armaduras de aço para aumentar sua resistência. No entanto, embora seja forte na compressão, o concreto apresenta fragilidade quando submetido à tração e ao cisalhamento.
Existem diversos tipos desse material:
- Virado em Obra: Usado em obras pequenas, preparado manualmente no canteiro.
- Usinado (bombeado): Concreto mais fluido, bombeado por tubulações, usado em obras grandes e de difícil acesso.
- Armado: Incorpora barras de aço para aumentar a resistência e tração.
- Estrutural: Alta resistência, com cabos de aço tracionados, utilizado em fundações e pilares.
- Não-Estrutural: Menos resistente, utilizado em partes não estruturais.
- Alta Resistência (CAR): Possui dosagem mais elaborada para maior resistência, ideal para obras rápidas e ambientes agressivos.
- Rolado: Aplicado com rolos compressores, usado em pisos e pavimentação de rodovias.
- Autoadensável (CAA): Tem alta fluidez e resistência, usado em estruturas e paredes de concreto.
- Protendido: Semelhante ao concreto armado, mas com barras de aço pré-tensionadas, ideal para grandes vãos e espaços como lajes e viadutos.