A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, no início deste ano, que várias marcas de café estão proibidas de serem vendidas no Brasil. A decisão aconteceu por causa de umas irregularidades sanitárias encontradas durante inspeções na produção de algumas empresas.
Entre os problemas, foi detectada a presença de substâncias não regulamentadas, como mulungu e terpenos, nos produtos.
Vale mencionar que o mulungu é um extrato vegetal que o pessoal usa porque ele tem um efeito calmante e que diminui a ansiedade. Só que ele não tem autorização para ser usado em alimentos no Brasil.
Já os terpenos, que são umas substâncias que aparecem em várias plantas, também não podem ser usados em qualquer produto alimentício.
Outro detalhe importante é que essas substâncias foram encontradas em cafés fabricados pela empresa Café Blends do Brasil, que teve vários lotes recolhidos. A Anvisa avisou que, mesmo que sejam substâncias naturais, elas são perigosas para saúde se usadas sem aprovação ou controle adequado.
Marcas de cafés proibidas pela Anvisa
Entre as marcas que estão proibidas de serem vendidas pela Anvisa estão:
- Café Berry White Decaf em grãos
- Orange California em grãos
- Lime Kush em grãos
- Berry Night Decaf moído
- Sunset Califórnia moído
- Orange California moído
- Morning Kush moído
É importante mencioar que todos os lotes desses produtos foram retirados do mercado, e eles só vão poder ser vendidos de novo quando essas irregularidades forem resolvidas.
A Anvisa explicou que essa decisão é para garantir que os produtos que são vendidos no Brasil tenham os padrões mais altos de qualidade e segurança. A agência começou as fiscalizações em dezembro de 2023 e aumentou a fiscalização em janeiro desse ano, mostrando que ela está preocupada com a saúde pública.
Anvisa reforçou que essa medida é para proteger os consumidores de possíveis riscos à saúde e que todos os produtos precisam seguir as regras. Então, a dica é que você evite comprar ou tomar esses cafés da lista e fique ligado em qualquer nova notícia sobre esse caso.