Sabe aquelas manchas marrons que costumam manchar o vaso sanitário? Essas manchas, geralmente, são causadas pelo acumulo de minerais, resíduos orgânicos e bactérias. Embora sejam manchas persistentes, é possível removê-las usando alguns materiais.
Por exemplo, misturar vinagre branco, bicabornato de sódio e limão pode ajudar na sua limpeza. Essa mistura é capaz de remover as manchas marrons e de desinfetar o vaso sanitário. Dessa forma, você fica com um vaso novo sem gastar uma fortuna comprando outro.
Truques para remover manchas
Você sabia que essa não é a única opção para remover as manchas do seu vaso sanitário? Sejam elas as manchas marrons ou aquelas amarelas, existem outros truques que podem ajudar na sua limpeza. Veja a lista a seguir:
- Pedra-pomes: essa é uma rocha vulcânica muito usada para polir próteses e resinas acrílicas. Elas costuma remover manchas de superfícies e limpar esmaltes dentários.
- Alvejante com cloro: o cloro é uma substância mais agressiva, e ajuda na retirada de manchas. Nesse caso, basta despejar o alvejante com cloro no vaso e esfregar bem a região com as manchas. Por fim, dê a descarga e veja as manchas desaparecerem.
- Sistema de injeção de cloro: o sistema de injeção de colo usa a cloração para matar as bactérias que deixam o vaso sanitário manchado. Mas, para fazer uso dessa tecnologia, é necessário contratar uma equipe especializada.
Cuidados que devem ser tomados com misturas químicas
Algumas misturas de produtos de limpeza pode ser perigosa, porque libera cases tóxicos que podem causar irritação na pele, problemas respiratórios e até intoxicação.
A água sanitária, por exemplo, não deve ser misturada com nenhum outro tipo de produto de limpeza. Já os alvejantes não devem ser misturados com vinagre. Sendo assim, essas misturas podem causar problemas como:
- Alergias;
- Doenças cutâneas;
- Cancros;
- Problemas reprodutivos;
- Deficiência congénitas;
- Doenças respiradores;
- Intoxicação.