O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma intensa massa de ar frio que avança sobre o Brasil nesta última semana de maio. De acordo com a previsão, a combinação de frente fria e áreas de instabilidade vai provocar quedas bruscas de temperatura, além de possibilidade de neve e geada em diversas regiões do país.
O fenômeno deve afetar principalmente os três estados da região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde o cenário já é de atenção. A queda das temperaturas começou a ser sentida desde segunda-feira (26) e se intensifica até sexta-feira (30), trazendo risco de geada ampla e até ocorrência de neve em áreas específicas.
Além disso, o impacto do frio se estenderá para outras regiões do Brasil. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e parte do Amazonas também enfrentarão temperaturas atipicamente baixas para o período.
Previsão de neve e geada nas serras do Sul do Brasil
Vale mencionar que há chance real de neve entre o final desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29). As áreas com maior probabilidade incluem a Serra Gaúcha, a Serra do Sudoeste do Rio Grande do Sul, além da Serra Catarinense e o Planalto Norte de Santa Catarina. O fenômeno pode se estender até o sul do Paraná.
A condição para a formação de neve ocorre quando há uma combinação entre alta umidade e temperaturas que variam entre 2°C e -2°C. Esse cenário se configura com a chegada da intensa massa de ar polar, especialmente nas regiões de maior altitude.
Outro detalhe importante é que, além da neve, o Rio Grande do Sul enfrenta desde o início da semana volumes elevados de chuva, com alerta para risco de granizo e tempestades, principalmente na Região da Campanha, no noroeste e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Geada intensa no Sul e frio extremo no Centro-Oeste e Sudeste
Dessa forma, o frio não se limita apenas à região Sul. A partir de quarta-feira (28), uma queda brusca nas temperaturas será sentida também no Sudeste e no Centro-Oeste. Em cidades como Cuiabá (MT), por exemplo, a previsão é de redução de até 13°C na máxima, passando de 34°C para 21°C até quinta-feira (29).
Sendo assim, na sexta-feira (30), há previsão de geada forte e generalizada, principalmente no norte e na Serra do Rio Grande do Sul, com maior intensidade nas áreas serranas de Santa Catarina e do Paraná.