O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma medida importante para seus beneficiários: a suspensão do bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida durante um período de seis meses, a partir de 1º de janeiro de 2025. Essa decisão foi tomada para evitar transtornos aos aposentados e pensionistas enquanto se aguarda a implementação de novas regras para a comprovação de vida.
Essa decisão foi motivada pelo fim da portaria anterior, que expirou em dezembro de 2024. Como ainda não foi publicada uma nova regulamentação, o INSS optou por suspender temporariamente a necessidade de prova de vida, evitando que milhares de beneficiários tivessem seus pagamentos interrompidos.
Por que a Prova de Vida foi suspensa temporariamente?
A suspensão da obrigatoriedade da prova de vida por 180 dias ocorre devido à ausência de uma nova portaria que regulamente a questão. A última normativa, que estabelecia a realização da prova de vida de forma automática pelo próprio INSS, perdeu a validade em dezembro de 2024. Para evitar a suspensão da indevida de pagamentos, o governo optou por prorrogar o prazo e garantir que os segurados não sejam prejudicados durante esse período de transição.
Essa pausa temporária não significa que a prova de vida foi extinta, apenas que não será um sorteio para bloqueio de benefícios por enquanto. Durante esse período, o INSS pode utilizar essa pausa para aprimorar os métodos de comprovação e evitar possíveis falhas no sistema.
Como a Prova de Vida é realizada atualmente
Atualmente, a comprovação de vida é feita por meio do cruzamento de dados governamentais e interações do beneficiário com serviços públicos e bancários, como:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro;
- Saque de benefícios ou realização de empréstimo consignado em bancos, desde que a operação utilize reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial em agências do INSS;
- Atualização no Cadastro Único (CadÚnico) pelo próprio beneficiário;
- Perícias médicas presenciais ou por telemedicina.
Golpistas se aproveitam da situação
O INSS também alertou sobre um problema recorrente: golpes ocorridos a prova de vida. Criminosos têm sido passados por funcionários do INSS e visitados beneficiários em suas casas com a desculpa de realizar o procedimento presencialmente.
O INSS não envia servidores para fazer prova de vida ou coleta de documentos na casa do seguro. Caso alguém tente esse tipo de abordagem, a recomendação é que o beneficiário não forneça dados pessoais e denuncie imediatamente.
Além disso, mensagens falsas circulam em aplicativos como WhatsApp e redes sociais, solicitando dados bancários ou pedindo que segurados realizem a prova de vida por links suspeitos. O INSS nunca pede informações sigilosas por telefone, e-mail ou mensagem.
Mesmo com a pausa temporária, o INSS continua utilizando bases de dados para verificar se os beneficiários estão ativos e presentes em interações oficiais. Quem quiser confirmar sua situação pode acessar o Meu INSS ou entrar em contato pelo telefone 135.
Com esse entendimento, os seguros podem ficar mais tranquilos e evitar complicações ocasionais sobre a continuidade de seus benefícios.