Segundo o jornal The Independent, a rede chinesa Mixue Bingcheng, especializada em chá de bolhas e sorvetes, ultrapassou o McDonald’s no número de estabelecimentos ao redor do mundo. Em setembro de 2024, a Mixue possuía mais de 45 mil unidades, enquanto o McDonald’s tinha aproximadamente 41.800 restaurantes, conforme dados da Statista.
Fundada em 1997 por Zhang Hongchao, a empresa começou como uma modesta loja de gelo raspado e, ao longo dos anos, cresceu para se tornar uma potência no ramo de alimentos e bebidas, destacando-se principalmente pelos seus sorvetes de baixo custo.
Preços em comparação ao McDonald’s
A acessibilidade dos preços da Mixue é um dos principais fatores por trás de seu sucesso frente ao McDonald’s . Um cone de sorvete custa apenas 1 yuan (cerca de R$ 0,87), enquanto as bebidas variam entre 2 e 8 yuans (de R$ 1,60 a R$ 6,41). Essa política de preços atrai especialmente consumidores de classes mais baixas, como estudantes e trabalhadores, e fez com que a marca ganhasse grande popularidade nas regiões mais carentes da China.
O modelo de preços acessíveis da Mixue impulsionou sua rápida expansão, alcançando mais de 45 mil lojas ao redor do mundo. No entanto, 90% dessas unidades estão concentradas na China. A marca também está presente em países como Indonésia, Vietnã e Malásia, mas ainda não possui restaurantes nos Estados Unidos.
Zhang Hongchao, fundador da Mixue, sempre acreditou que o sucesso da rede está em sua abordagem simples e acessível, com o objetivo de permitir que pessoas ao redor do mundo possam “comer e beber bem por apenas dois dólares americanos”. Em fevereiro desse ano, o preço do Big Mac – o famoso hambúrguer do McDonald’s – nos EUA custava US$ 5,57
Gigante chinesa do fast food
- O patrimônio líquido de Zhang Hongchao é de cerca de US$ 7 bilhões (R$ 40,5 bilhões), posicionando a Mixue como um dos maiores players do setor.
- Em 2024, a Mixue obteve lucro líquido de 3,49 bilhões de yuans (R$ 2,8 bilhões), com crescimento de 42%, e receita de 18,7 bilhões de yuans (R$ 15 bilhões), aumento de 21%.
- Embora cresça no mercado de alimentos e bebidas, ainda fica atrás de gigantes como Starbucks e Tim Hortons em receita.
- O modelo franqueado, com mais de 99% das lojas franqueadas, e a venda de produtos aos franqueados são os principais pilares de sua receita.
- A Mixue teve uma alta de 40% em suas ações no primeiro dia de negociação na Bolsa de Hong Kong, após levantar US$ 444 milhões em uma oferta pública inicial.