O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário de pagamentos para fevereiro de 2025 para todos os segurados do Brasil que recebem aposentadoria ou pensão.
Vale mencionar que os depósitos vão ser escalonados de acordo com o número final do benefício (NB) e também vão ser feitos de acordo com o valor que cada um recebe.
Isso acontece porque o INSS tem um calendário para pessoas que recebem um salário mínimo e outro para quem recebe mais de um salário. Sendo assim, fique com a gente para saber quando você vai receber.
Calendário do INSS
Pra quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos vão começar no dia 24 de fevereiro e vão até o dia 12 de março. As datas seguem essa tabela que leva em consideração o número final do seu benefício:
- NB final 1: 24 de fevereiro;
- NB final 2: 25 de fevereiro;
- NB final 3: 26 de fevereiro;
- NB final 4: 27 de fevereiro;
- NB final 5: 28 de fevereiro;
- NB final 6: 06 de março;
- NB final 7: 07 de março;
- NB final 8: 10 de março;
- NB final 9: 11 de março;
- NB final 0: 12 de março;
Já pra quem recebe benefícios maiores que um salário mínimo, os depósitos começam um pouquinho mais tarde, a partir do dia 6 de março, e seguem a mesma lógica do número final do seu benefício:
- NB finais 1 e 6: 06 de março;
- NB finais 2 e 7: 07 de março;
- NB finais 3 e 8: 10 de março;
- NB finais 4 e 9: 11 de março;
- NB finais 5 e 0: 12 de março;
É importante mencionar que esses pagamentos atendem uma grande parte da população, já que, segundo dados do Ministério da Previdência Social, o INSS paga mais de 40 milhões de benefícios todo mês, e a maioria deles, quase 28 milhões, são pra quem recebe até o valor do salário mínimo.
Reajuste do INSS
Outro detalhe importante é que o teto do INSS. Isso porque o benefício de quem recebe mais de um salário mínimo teve um aumento de 4,77%, sendo reajustado para R$ 8.157,41 em 2025, de acordo com a portaria Interministerial MPS/MFnº6, de 10 de janeiro.
Outro detalhe importante é que quem se aposentou ou começou a receber pensão ou auxílio durante 2024 vai ter uma correção proporcional ao tempo que recebeu o benefício no ano passado.
Também tiveram aumentos outros benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), e pensões especiais pra vítimas da talidomida e hemodiálise em Caruaru (PE), que também foram reajustados pra R$ 1.518,00, seguindo o novo salário mínimo. O mesmo valor também vai valer pros benefícios de pescadores e mestres de rede.