O empresário brasileiro Fabrício Bloisi liderou uma das maiores transações globais do ano: a aquisição da Just Eat Takeaway.com pela Prosus, controladora do iFood, por US$ 4,3 bilhões. Com essa compra, a Prosus se posiciona como a quarta maior empresa de delivery do mundo, ficando atrás apenas da chinesa Meituan e das americanas DoorDash e Uber Eats.
A estratégia da Prosus é expandir sua presença no mercado de delivery na Europa e ampliar sua base de usuários globalmente, mirando alcançar metade da população mundial. Para isso, pretende replicar na Just Eat Takeaway os avanços tecnológicos desenvolvidos pelo iFood no Brasil, com destaque para o uso de inteligência artificial na otimização logística e na experiência do cliente. A empresa acredita que o sucesso do iFood no país servirá de modelo para impulsionar a nova aquisição.
Compra do rival
Os recursos para a operação vieram da venda de parte da participação da Prosus na Tencent, gigante do setor de tecnologia e mídia. A Just Eat Takeaway, sediada em Amsterdã, viu suas ações perderem valor após o fim da pandemia, o que possibilitou a compra com um acréscimo de 22% sobre a média de negociação dos últimos três meses. Com o fechamento do negócio, a empresa deixará de ser listada na Bolsa de Valores.
As empresas já tinham uma conexão: até 2022, a Just Eat Takeaway detinha 33,3% do iFood, participação vendida à Prosus por € 1,5 bilhão. A venda ocorreu em meio a dificuldades financeiras do setor de delivery, que enfrentava incertezas após o boom da pandemia. A Just Eat também se desfez da GrubHub nos EUA por um valor menor do que havia investido.
Ascenção do iFood
Aproveitando o crescimento do setor, o iFood aumentou de 20 para 103 milhões de pedidos mensais em cinco anos, faturando US$ 1,2 bilhão em 2024. Sob a gestão de Bloisi, investiu em inteligência artificial, comprou startups e desenvolveu mais de 150 soluções, que agora serão aplicadas na Just Eat Takeaway.
Bloisi é um empreendedor de perfil inovador. Graduado pela Unicamp, iniciou sua carreira em um pequeno escritório com apenas dois funcionários. Enfrentando diversos desafios, conseguiu expandir um modesto serviço de entregas com 15 colaboradores e transformá-lo na maior plataforma de delivery do Brasil, deixando concorrentes como o Uber Eats para trás.