O crescimento da presença de idosos no ensino superior no Brasil reflete o envelhecimento da população aliado a uma melhor qualidade de vida e novas oportunidades. Segundo o Mapa do Ensino Superior, divulgado pelo Semesp, esse grupo ainda constitui uma parcela reduzida dos estudantes em instituições privadas, representando 0,4% das matrículas em cursos presenciais e 0,8% no ensino a distância (EAD).
Esse público foi o único a apresentar crescimento nas matrículas presenciais entre 2013 e 2023, com um avanço de 22%. No ensino a distância (EAD), a expansão foi ainda mais notável, atingindo 672%. Esse aumento está associado a fatores como a realização de antigos sonhos, a busca por novas oportunidades profissionais e a manutenção da saúde cognitiva.
Especialistas destacam que a educação contínua desempenha um papel fundamental na preservação das funções cognitivas, além de oferecer um ambiente social estimulante, que fortalece a autoestima e o bem-estar. O professor Johannes Doll, da UFRGS, ressalta que o aprendizado na terceira idade reacende a curiosidade intelectual e traz benefícios significativos para a qualidade de vida.
Idosos no ensino superior
Outro aspecto importante é a expansão da chamada “economia prateada”, que atende ao público consumidor da terceira idade. O setor educacional tem ganhado protagonismo nesse cenário, impulsionado por iniciativas governamentais e atualizações regulatórias.
Em dezembro de 2024, foi sancionado o PL 1.519/2024, que obriga as instituições de ensino superior a adotarem medidas para facilitar a entrada e permanência de idosos na graduação. Além disso, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que torna os processos seletivos mais acessíveis para esse público, promovendo uma educação superior mais inclusiva. Com a previsão de que a população idosa represente 40% dos brasileiros até 2100, segundo o Ipea, a presença desse grupo no ensino superior tende a crescer. O avanço de políticas públicas, somado ao crescente interesse dos idosos pela educação, aponta para um futuro mais inclusivo e acessível nas universidades.