Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas Mais Tendências

IA orienta deficientes visuais por comandos de voz e vibração

Por Yasmin Henrique
16/04/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
IA orienta deficientes visuais por comandos de voz e vibração

(Foto: reprodução/Nataliya Vaitkevich/Pexels)

Share on FacebookShare on Twitter

Pesquisadores da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, criaram uma nova tecnologia com o objetivo de facilitar a mobilidade de pessoas cegas ou deficientes visuais. O recurso, apresentado em um artigo na revista Nature Machine Intelligence, utiliza algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para interpretar o ambiente ao redor do usuário.

O funcionamento do sistema se baseia em uma câmera acoplada a óculos especiais, que registra em tempo real o cenário à frente. As imagens captadas são analisadas por um software inteligente, capaz de reconhecer obstáculos no caminho e auxiliar na orientação do trajeto. A proposta é fornecer uma navegação mais segura e autônoma por meio da fusão entre sensores visuais e IA.

IA para deficientes visuais

Quando um obstáculo é identificado, o sistema envia sinais auditivos por meio de fones de condução óssea, que transmitem as informações diretamente pelos ossos do crânio. Essa tecnologia permite que o usuário receba os comandos de navegação sem comprometer a audição de sons do ambiente, o que facilita a locomoção dos deficientes visuais em espaços públicos ou movimentados.

Além dos fones, o dispositivo é equipado com peles artificiais elásticas posicionadas nos pulsos, responsáveis por emitir vibrações. Esses sinais táteis orientam o usuário sobre a direção a seguir, ajudando na prevenção de colisões com objetos laterais.

A combinação de soluções de software e hardware proporciona uma experiência multimodal e centrada no usuário, aumentando a usabilidade do sistema. Os testes realizados, tanto com robôs humanoides quanto com pessoas cegas ou deficientes visuais, em ambientes virtuais e reais, demonstraram melhorias notáveis nas habilidades de navegação — incluindo a capacidade de evitar obstáculos em labirintos e de alcançar objetos com mais precisão.

Outras tecnologias

A nova tecnologia também se integra a outras soluções inovadoras voltadas à acessibilidade, como as bengalas inteligentes e os sistemas de audiodescrição guiados por inteligência artificial. Esses recursos combinam sensores e conexão com smartphones para identificar obstáculos e fornecer orientações em tempo real, auxiliando pessoas deficientes visuais a se locomoverem com mais autonomia e segurança, principalmente em áreas urbanas.

Durante a 8ª Convenção do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizada em São Paulo, especialistas chamaram a atenção para os desafios técnicos e éticos envolvidos na aplicação da IA nesses dispositivos. Entre as preocupações destacadas está a necessidade de garantir o uso ético e imparcial dos dados coletados, evitando que os sistemas reforcem preconceitos ou apresentem falhas em interpretações automatizadas.

O CBO também reforçou que o desenvolvimento de tecnologias assistivas deve levar em conta as necessidades reais do público-alvo, assegurando que as soluções sejam eficazes, acessíveis e ofereçam segurança durante o uso.

Vista ruim

Entre 10 pacientes, 3 desistem de tratamentos oculares

Abril Marrom alerta: 29% dos pacientes com doenças oculares graves abandonam o tratamento, revela pesquisa nacional da FGV; veja os resultados
saiba mais
X

Entre 10 pacientes, 3 desistem de tratamentos oculares

saiba mais
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Idoso - Reprodução/iStock

Idosos sem aposentadoria precisam conhecer benefício importante

Confira!

Azul corta voos partindo de Cuiabá para seis destinos - Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Azul corta voos partindo de Cuiabá para seis destinos

12/06/2025
Universitários poderão acumular mais de um benefício com nova regra - Imagem: Agência Brasil

Universitários poderão acumular mais de um benefício com nova regra

12/06/2025
Passear com cachorros na rua pode levar à prisão nesse país - Imagem: Pixabay

Passear com cachorros na rua pode levar à prisão nesse país

12/06/2025
  • Contato

OVicio

Fechar Modal
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA
Tome muito cuidado!
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

OVicio