Um administrador de empresas de 44 anos morreu durante um evento promovido pelo grupo cristão Legendários, na região do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Civil do Estado (PCMS), o caso foi registrado como “morte a esclarecer” e os laudos periciais ainda estão em andamento para determinar a causa exata do óbito.
Fábio Adriano Machado Cherini integrava um dos desafios organizados pelo movimento no último dia 31 de maio. O participante teria apresentado confusão mental enquanto estava no acampamento, e chegou a ser atendido por uma equipe médica contratada pelo próprio evento.
Vale mencionar que, apesar de os sinais vitais estarem estáveis inicialmente, ele sofreu uma parada cardíaca e, após sucessivas tentativas de reanimação, teve o óbito confirmado em uma unidade hospitalar ainda na tarde da sexta-feira.
Segundo as autoridades, não foram encontrados indícios de violência no corpo. O grupo retornou à capital Campo Grande apenas no domingo, 2 de junho, quando o caso se tornou público.
O que é o movimento cristão Legendários?
O Legendários é um movimento religioso voltado exclusivamente a homens, fundado em 2015 pelo pastor guatemalteco Chepe Tupzu, da Iglesia Casa de Dios. A iniciativa tem como propósito promover a transformação pessoal, espiritual e familiar dos participantes, por meio de experiências intensas ao ar livre, com forte apelo físico, emocional e religioso.
No Brasil desde 2017, o movimento ainda não é amplamente conhecido, mas vem ganhando espaço nas redes sociais e entre personalidades públicas. Já participaram de suas atividades nomes como Thiago Nigro, Eliezer, Gustavo Tubarão, Neymar Pai e Kaká Diniz.
As ações propostas incluem desde trilhas em meio à natureza até eventos para pais e filhos e dinâmicas voltadas ao fortalecimento de vínculos matrimoniais.
Eventos com apelo espiritual e físico extremo
É importante mencionar que o Legendários oferece uma variedade de experiências com custos que variam de R$ 450 a mais de R$ 81 mil. Os eventos mais populares, chamados TOP – Track Outdoor Potential, consistem em jornadas de quatro dias que combinam espiritualidade, superação física e imersão na natureza.
Dessa forma, os participantes enfrentam trilhas exigentes e dinâmicas que buscam promover autoconhecimento e liderança masculina, com base em princípios cristãos. Entre os próximos desafios disponíveis no site oficial do grupo está o “TOP Pantanal”, com inscrições esgotadas apesar do valor elevado.