Antes de decidir pela compra de um carro elétrico ou híbrido, é importante entender as diferenças entre os modelos disponíveis. Em fevereiro de 2025, foram emplacados 16,2 mil carros eletrificados no Brasil — alta de 63,4% em relação ao ano anterior. No segmento de usados, a venda chegou a 6,6 mil unidades, aumento de 73,5% em um ano. Os consumidores têm buscado alternativas mais econômicas e sustentáveis, mesmo com o investimento inicial mais alto.
No Brasil, a maioria dos veículos eletrificados são híbridos, que combinam motor a combustão e bateria elétrica. Os híbridos convencionais se recarregam sozinhos, enquanto os plug-in podem ser carregados na tomada e rodar distâncias maiores só com eletricidade. Já os modelos 100% elétricos funcionam apenas com bateria e dependem de uma rede de recarga que ainda está em expansão, mas já soma mais de 14,8 mil eletropostos, muitos deles gratuitos.
Qual carro vale mais a pena?
- Carros com motor a combustão apresentam um consumo médio de 12 a 15 quilômetros por litro de gasolina.
- Os modelos híbridos conseguem ser mais eficientes, alcançando até 30 quilômetros por litro.
- Veículos totalmente elétricos oferecem o menor custo por quilômetro rodado, com o valor da recarga variando entre R$ 0,80 e R$ 1,20 por kWh, o que representa um gasto de aproximadamente R$ 19 a R$ 120 para uma carga completa, conforme a capacidade da bateria.
- As baterias costumam ter garantia de oito anos e, de acordo com estudos, mesmo após sete anos de uso mantêm cerca de 93% da capacidade original.
- O Renault Kwid E-Tech é hoje o modelo elétrico mais acessível do mercado, com preço a partir de R$ 99.990, podendo ser encontrado usado por cerca de R$ 78 mil.
- Em comparação, o Citroën C3, carro a combustão mais barato do país, parte de R$ 70.590, o que evidencia que os elétricos ainda têm um custo inicial consideravelmente mais alto.
Incentivos fiscais
- Distrito Federal: única unidade da federação com isenção total de IPVA para veículos híbridos e elétricos.
- São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais: oferecem reduções parciais, com regras variáveis.
- Em São Paulo, veículos de até R$ 250 mil estão isentos de IPVA e não participam do rodízio de placas.
- Em outros estados, os benefícios podem ser exclusivos para veículos 100% elétricos