O Google está apostando em uma nova iniciativa chamada “100 Zeros”, desenvolvida em colaboração com a Range Media Partners. O projeto busca produzir filmes e séries que retratem a tecnologia de maneira otimista, em contraste com obras como Black Mirror, que exploram os perigos e os impactos negativos da inovação no mundo.
A proposta é criar conteúdos que, além de promover os produtos do Google, também incentivem uma visão mais positiva sobre a tecnologia, especialmente entre as gerações mais jovens. O grande objetivo do “100 Zeros” é estreitar a relação da marca com esse público e aproximá-los das inovações da empresa, como inteligência artificial, realidade aumentada e o sistema Android.
Abordagem do Google
Diferente de abordagens tradicionais de marketing, o Google não busca promover seus produtos de forma direta ou ostensiva. A estratégia é integrar suas tecnologias de maneira natural nas tramas, de forma orgânica. Por exemplo, personagens poderiam usar smartphones Android em vez de iPhones, mas sem que essa escolha pareça forçada ou excessivamente comercial.
Esse movimento visa transformar a percepção pública sobre a tecnologia, oferecendo uma visão mais otimista e acessível, especialmente para as gerações mais jovens. Esse público tem se distanciado das redes sociais devido ao crescente ceticismo sobre o impacto do mundo digital.
Distribuição
Os conteúdos desenvolvidos pelo projeto não serão distribuídos no YouTube, a plataforma do Google, nem será criado um serviço de streaming próprio. A proposta é vender esses projetos para estúdios convencionais e plataformas de streaming já consolidadas, como a Netflix, aproveitando a expertise dessas empresas na distribuição de conteúdo.
O projeto já deu seus primeiros passos com a colaboração no filme de terror Cuckoo, estrelado por Hunter Schafer, além de lançar uma convocatória para curtas-metragens sobre inteligência artificial, com planos de expandir dois deles para longas-metragens.
Com a iniciativa “100 Zeros”, o Google pretende mudar a forma como a tecnologia é retratada na cultura pop, buscando moldar a percepção do público sobre inovação e produtos tecnológicos sem recorrer a métodos tradicionais de marketing, como anúncios diretos.