A Defesa Civil estadual de Santa Catarina (SC) emitiu um alerta amarelo para temporais nessa segunda-feira (20) depois da chegada de um ciclone extratropical ao litoral catarinense. O ciclone foi responsável por provocar fortes chuvas, com direito à rajadas de vento, granizo e possíveis alagamentos, principalmente no litoral.
Santa Catarina teve um final de semana com sol entre nuvens e boa parta do estado. Mas o clima voltou a ficar instável devido ao avanço de uma frente fria associada ao ciclone extratropical.
É importante lembrar que entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) o estado já sofreu com chuvas intensas que causaram destruição, deixando pessoas desabrigas e uma morte registrada. A Defesa Civil alertou os moradores quanto ao risco de destelhamento, quedas de árvores, alagamentos, e outros problemas causados pela chuva.
Próximos dias pode ter chuvas?
O ciclone extratropical começou a se afastar de Santa Catarina seguindo em direção ao alto-mar. Apesar da passagem do ciclone, a frente fria deve manter o tempo instável em Santa Catarina, mantendo as chances de tempestades em locais isolados.
Podem sofrer com as chuvas as seguintes regiões: Norte, Valer do Itajaí e Litoral Norte. A previsão alerta para o risco de chuvas intensas, ventos fortes e com possibilidade de granizo, principalmente durante a noite desta terça-feira.
Medidas de segurança da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou a necessidade de medidas de segurança para minimizar os riscos. Veja a lista a seguir:
- Redobrar os cuidados em áreas de enoosta;
- Procurar locais seguros durante os temporais;
- Evitar atravessar as ruas alagadas ou as pontes submersas;
- Observar sinais de inclinação de árvores, postes e rachaduras em muros ou paredes.
A Defesa Civil deve continuar em alerta e reforça que a população siga de olho nos avisos meteorológicos nas próximas horas. O objetivo é garantir a segurança diante da instabilidade climática no estado de Santa Catarina.