O cinema brasileiro está em festa com o sucesso de O Auto da Compadecida 2, que estreou na última quarta-feira (25) e já quebrou recordes. A aguardada sequência da icônica obra dirigida por Guel Arraes levou mais de 176 mil pessoas às salas de cinema em seu primeiro dia de exibição, arrecadando impressionantes R$ 4 milhões. Esses números garantiram ao longa a maior abertura de um filme nacional desde a pandemia, segundo o portal especializado Filme B.
A marca ultrapassou os resultados de Ainda Estou Aqui, representante do Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, que havia registrado 50 mil espectadores e arrecadação de R$ 1,1 milhão no dia de sua estreia, em novembro.
João Grilo e Chicó estão de volta
O retorno de Matheus Nachtergaele e Selton Mello como João Grilo e Chicó foi um dos grandes atrativos para os fãs. Após mais de duas décadas do lançamento do primeiro filme, a dupla revive as aventuras cômicas e espirituais dos personagens criados por Ariano Suassuna.
Desta vez, a trama segue João Grilo retornando à pequena Taperoá como uma celebridade local, após sobreviver a um julgamento celestial no qual enfrentou o Diabo, com Nossa Senhora como defensora e Jesus Cristo como juiz.
No entanto, a fama traz novos desafios, como a disputa entre políticos locais para usá-lo como cabo eleitoral. Apesar das tentativas de aplicar golpes, João Grilo novamente se vê em situações inesperadas que o levam a buscar ajuda da Compadecida.
Além da dupla protagonista, o elenco inclui rostos conhecidos e novos talentos. Virgínia Cavendish reprisa o papel de Rosinha, enquanto Enrique Diaz retorna como Joaquim Brejeiro. Entre as novidades estão Taís Araújo como Nossa Senhora, Eduardo Sterblitch, Fabiula Nascimento, Humberto Martins e Luis Miranda.
Reconhecimento e legado do filme
A estreia de O Auto da Compadecida 2 também foi marcada por aclamações na CCXP24, onde o longa foi aplaudido de pé. Durante o evento, Matheus Nachtergaele dedicou o filme ao autor Ariano Suassuna, afirmando: “Esse filme é um presente para você, Ariano”.
Dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda, com roteiro de João Falcão e colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado, o longa equilibra humor, crítica social e um lirismo fiel ao universo do escritor pernambucano. Com a calorosa recepção, O Auto da Compadecida 2 reafirma o apelo popular da cultura brasileira e o poder do cinema nacional.