O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador que ajuda em várias situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria e até em casos de doenças graves.
Vale mencionar que se você tem saldo disponível e se encaixa em uma dessas situações, dá para sacar o seu FGTS de forma simples. Então, é importante mencionar que eu preparei um guia para você entender os passos para sacar o dinheiro, dependendo da modalidade que você escolher.
O saque do FGTS pode ser feito de duas formas: pelo Saque-Rescisão e pelo Saque-Aniversário. Outro detalhe importante é que no Saque-Rescisão, você pode sacar o dinheiro do FGTS logo que você é demitido sem justa causa, e esse processo deve acontecer até 10 dias depois da sua demissão.
Já no Saque-Aniversário, você pode sacar um valor todo ano, no mês do seu aniversário, e o dinheiro fica disponível por três meses. Vale mencionar que quem opta pelo Saque-Aniversário pode sacar o dinheiro mesmo estando empregado, mas perde o direito de sacar o saldo todo em caso de demissão sem justa causa, a não ser que espere 24 meses para poder voltar para o Saque-Rescisão.
Como fazer o saque do FGTS
É importante mencionar que o saque do FGTS pode ser feito de forma rápida e fácil, tanto pelo aplicativo do FGTS quanto numa agência da Caixa Econômica Federal (CEF). Para fazer o saque pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo do FGTS no seu celular (ele tem para Android e iPhone).
- Entre no aplicativo com o seu CPF e a sua senha.
- Escolha qual é o motivo do saque e confira as informações sobre o saldo que você tem para retirar.
- Peça o saque e mande os documentos que pedirem, se for preciso.
- E depois, é só esperar a confirmação e o dinheiro cair na sua conta.
E outro detalhe importante é que, se você preferir, pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal levando os seguintes documentos:
- Um documento com foto e seu CPF (RG ou CNH).
- A carteira de trabalho ou outro documento que mostre que você não trabalha mais naquela empresa.
- O comprovante de rescisão, se necessário.
- Aguardar a análise da documentação e o saque do valor.