Olha só que novidade boa: aquela grana do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que a gente sempre pensou em usar em caso de emergência, agora tá dando uma força extra para quem quer investir no sonho da casa própria.
Antes, só podia usar o FGTS pra demissão, aposentadoria e questões relacionadas ao emprego, mas agora, as opções se abriram. Dá pra usar essa grana de várias formas no mercado imobiliário, seja pra diminuir dívidas, quitar financiamento ou até pra pagar as parcelas.
Se você está de olho em um imóvel para comprar, o FGTS pode ser um super aliado. Dá para usar o dinheiro para dar aquela entrada no financiamento. Ou então, para abater um pouco do valor do imóvel. E tem mais: você pode usar os créditos futuros do FGTS para ajudar a pagar as parcelas do financiamento. Ou seja, todo mês, o dinheiro que o seu empregador deposita pode ser usado para diminuir o valor das prestações da casa.
Quitando ou Diminuindo Sua Dívida Com O FGTS
Uma das coisas mais legais é que o FGTS também pode te ajudar a quitar ou amortizar o saldo devedor de um financiamento que você já tem. Para quem já tem um imóvel financiado, dá pra usar a valor do FGTS para pagar até 80% das parcelas por 12 meses seguidos, ou até mesmo quitar a dívida toda de uma vez. Isso é ótimo pra quem quer diminuir o valor das parcelas e ter mais tranquilidade financeira.
Pra usar o FGTS, tem que ficar ligado em alguns detalhes. Primeiro, você precisa ter pelo menos três anos de trabalho com carteira assinada, e não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Além disso, o imóvel que você vai comprar precisa ser residencial, estar na área urbana e valer até R$1,5 milhão. E claro, não pode ter nenhuma pendência na justiça.
Pra usar o FGTS em operações imobiliárias, é tudo bem simples. Você pode fazer pelo aplicativo “Habitação CAIXA” ou ligar no telefone 0800 104 0104. Você também vai precisar de alguns documentos como a carteira de trabalho, o extrato do FGTS e, se precisar, a declaração do Imposto de Renda.