Seis lotes do suplemento infantil Nutramigen LGG, que foram proibidos de serem vendidos no Brasil pela Anvisa em janeiro de 2024, vão vencer agora em janeiro de 2025. Essa suspensão aconteceu porque havia suspeita de contaminação por uma bactéria chamada Cronobacter sakazakii.
Embora esses lotes não tenham sido importados oficialmente para o Brasil, a recomendação é que, se você tiver esse suplemento em casa, jogue ele fora, principalmente se você comprou fora do país.
É importante mencionar que esse Nutramigen LGG, que é fabricado pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos, é muito usado para alimentar bebês, principalmente aqueles que têm alergia alimentar.
A Anvisa suspendeu a venda depois que a FDA, que é a agência que regula os produtos nos Estados Unidos, avisou sobre o risco da contaminação e pediu para que os lotes fossem recolhidos.
Quais são os lotes de leite contaminados
Os lotes que tem risco de estarem contaminados têm os códigos de barras 300871239418 ou 300871239456 e incluem as seguintes identificações: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Outro detalhe importante é que esses produtos foram enviados para vários países, como Argentina, Espanha, México e Reino Unido.
Vale mencionar que essa bactéria, a Cronobacter sakazakii, é muito perigosa principalmente para bebês que nasceram prematuros ou com baixo peso e que precisam ficar em UTIs neonatais. Ela pode causar infecções muito sérias, como meningite, enterocolite necrosante e septicemia.
Apesar de ser raro, o risco não é só para recém-nascidos. Ela também pode afetar crianças mais velhas e até adultos. E a Anvisa avisou que as complicações dessa infecção podem ser fatais ou deixar sequelas permanentes.
O que fazer se comprou o lote contaminado
É importante mencionar que, apesar desses lotes não terem sido importados para o Brasil, pode ser que alguém tenha comprado esse suplemento em viagens internacionais. Então, a recomendação é verificar o código de barras e o número do lote do produto. Se ele for um desses que eu falei, o leite em pó deve ser descartado imediatamente.
A Anvisa reforça que essa medida é preventiva e que a gente precisa ficar de olho nas orientações para evitar riscos à saúde. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a Anvisa ou com a empresa que fabrica o leite em pó para ter mais informações.
Outro detalhe importante é que, essa história mostra que a gente precisa ter muita atenção na hora de comprar produtos importados, principalmente aqueles que são feitos para crianças, onde a segurança tem que ser a prioridade. Então, fiquem atentos!