Acompanhar o desenvolvimento das crianças e perceber possíveis atrasos ou dificuldades ao longo das fases de crescimento pode ser um grande desafio. Desde o nascimento, os pequenos precisam de estímulos adequados para que seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional aconteça de maneira saudável.
Um dos aspectos mais observados pelos pais e profissionais é o desenvolvimento da fala, um marco importante do crescimento infantil. Em alguns casos, os atrasos na fala podem indicar a presença de patologias que precisam de acompanhamento especializado.
Atraso de fala
Aos 9 meses, é comum que o bebê comece a balbuciar e a se envolver com os sons ao seu redor, o que contribui para o desenvolvimento da fala. Crianças de três anos já devem ser capazes de formar frases completas. No entanto, antes do início da fala, é fundamental observar o contato visual e a imitação de sons.
Os atrasos na fala podem ter diversas causas, como problemas sensoriais, como perdas auditivas, distúrbios no neurodesenvolvimento, incluindo deficiência intelectual e autismo, dificuldades específicas de linguagem ou apraxia da fala.
Na apraxia, a criança sabe o que quer comunicar, mas tem dificuldade em coordenar os movimentos necessários para produzir os sons corretamente. Quando o atraso está relacionado a condições mais sérias, como deficiência intelectual ou autismo, o tratamento e o progresso na linguagem vão depender da gravidade e das condições específicas de cada criança.
Fatores não biológicos
Especialistas afirmam que as crianças de 0 a 2 anos, que nasceram durante a pandemia, ficaram sem estímulos essenciais, como a interação social e as brincadeiras. A ausência de convivência e de interações linguísticas prejudica o desenvolvimento da linguagem, que geralmente ocorre em atividades diárias, como passeios e momentos de lazer.
O uso excessivo de dispositivos eletrônicos também contribui para o atraso no desenvolvimento da fala, pois prejudica a interação e o aprendizado verbal. Especialistas sugerem atividades que promovam a comunicação, como brincadeiras, passeios e a leitura de histórias, para estimular o desenvolvimento linguístico das crianças.