Segundo apuração do portal Diário do Transporte, durante seminário realizado em 25 de março de 2025 pela Prefeitura de São Paulo, um dos temas centrais abordados foi a poluição causada pelos ônibus da cidade e as possíveis soluções para reduzir suas emissões.
O evento, organizado pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), trouxe à discussão a ideia de adotar o biometano e o GNV (Gás Natural Veicular) nos ônibus municipais como alternativas para combater a poluição do ar.
Frota de ônibus
Em entrevista ao Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes destacou a eletrificação da frota de ônibus como uma estratégia essencial para reduzir a poluição, mas reconheceu que o avanço desse processo tem ficado aquém do esperado.
De acordo com Nunes, o principal obstáculo para o progresso tem sido a distribuidora de energia ENEL, que não tem realizado as adequações necessárias, como o aumento da tensão da rede elétrica e a instalação das ligações nas garagens. Até março de 2025, apenas 320 ônibus elétricos estavam em operação, representando apenas 13,2% da meta de 2,6 mil unidades que deveria ser atingida até o final de 2024.
Poluição do transporte público
A poluição do ar causada pelos ônibus a diesel, especialmente os mais antigos, continua a ser um desafio significativo. Embora a venda de novos ônibus a diesel tenha sido proibida desde 2022, a frota da cidade continua a envelhecer, com muitos veículos ainda operando com a tecnologia Euro 3, uma das mais poluentes.
Mesmo com a adoção de ônibus equipados com a tecnologia Euro 6, que apresentam menores emissões de poluentes, eles ainda liberam substâncias prejudiciais, como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). A proposta de adotar combustíveis alternativos, como o GNV e biometano, surge como uma possível solução, mas essa alternativa ainda está sendo estudada.
Medidas sustentáveis
José Roberto Nalini, secretário de Mudanças Climáticas, reconheceu a importância de realizar um estudo aprofundado sobre a infraestrutura necessária para a distribuição de gás antes de implementar esses combustíveis em larga escala.
O debate sobre a poluição gerada pelos ônibus destaca a necessidade de um plano abrangente, que combine a eletrificação da frota com a adoção de alternativas mais limpas, como o GNV e o biometano. No entanto, é fundamental que as ações para reduzir a poluição não se limitem ao transporte coletivo, mas também incluam melhorias na infraestrutura urbana, como a expansão de corredores de ônibus e faixas exclusivas, visando uma mobilidade mais eficiente e sustentável ambientalmente.