O Comida di Buteco 2025, o maior concurso de bares do Brasil, já tem data marcada. Entre os dias 11 de abril e 4 de maio, botecos de todo o país disputarão o título de melhor petisco, em um evento que valoriza a cultura e a gastronomia local.
Organizado desde 2000, o concurso tem como objetivo transformar vidas através da cozinha de raiz, promovendo pequenos estabelecimentos e proporcionando visibilidade aos bares participantes.
Vale mencionar que, de acordo com a Comida di Buteco, a competição é um importante termômetro da culinária brasileira, ajudando a movimentar a economia dos bares e aproximar os clientes das tradições gastronômicas regionais.
Como funciona o Comida di Buteco 2025
Ao longo dos 24 dias de evento, cada um dos 37 bares participantes em Curitiba e São José dos Pinhais oferecerá um petisco criado especialmente para a disputa, todos vendidos a um preço fixo de R$ 35. A avaliação será feita pelo público e por um grupo de jurados escolhidos pela organização, cujo nome é mantido em sigilo.
Os critérios de avaliação são os seguintes:
- Sabor do petisco (70% da nota)
- Atendimento (10%)
- Higiene do local (10%)
- Temperatura da bebida (10%)
Os votos são depositados em urnas disponibilizadas nos próprios bares participantes. Cada cliente pode votar apenas uma vez por estabelecimento, garantindo a imparcialidade do processo.
A grande final será realizada em um evento exclusivo, onde os finalistas concorrerão ao título de Melhor Boteco de Curitiba e São José dos Pinhais.
Lista de bares participantes em Curitiba e São José dos Pinhais
Se você deseja aproveitar o Comida di Buteco 2025 em Curitiba e São José dos Pinhais, confira os estabelecimentos que fazem parte da disputa:
- Anita Restaurante e Petiscaria – Costelinha Anita
- Apollo Bar – Bolinho de carne suína com alecrim
- Armazém Califórnia – Alcatra Al Sufra
- Armazém do Espetinho – Assados & Cozidos
- Baba Salim – Awarma Salim
- Bar do Cláudio – Porkpinion
- Bar do Edmundo – Buchicho
- Bar do Gildo – Carne doida do Gildo
- Bar do Montejorge – Porco Atolado
- Bar do Morango – Kafta desconstruída do Morango
- Bar Quintal Maria Flor – Isso aqui tá bom demais
- Basset Lanches – Coração Crocante
- Bom Bolinho – Sabores de Boteco
- Botega Bar e Petiscaria – Botequinho
- Brado Bar – Parme Di Buteco
- Cabana Bar & Petiscaria – Espetinho de Tilápia
- Casa Velha – Combinado Casa Velha
- Dom Rodrigo – Polpetovo Di Buteco
- Edem Pub – Santo Bolinho
- Farofa Bar e Restaurante – Xonei no pirogue!!
- Gordo & Magro Gastrobar – Trio Trem Bão Sô
- Ite’s Bar – Carpaccio de Lagarto
- Jacobina Bar – Do Oiapoque ao Chuí
- Jambu Bar Jardim – Dupla Mineira
- KO Gastropub – PetisKO
- Mr. Chapeiro Gastrobar – Porpeta Di Buteco
- O Portão Bar e Petiscaria – Tilacrocante Tropical
- O Taberneiro – Bolinho Taberneiro
- Obrzut-Bar – Alcatra cremosa Comida Di Buteco
- Paparico Gastrobar – Batata metida à besta!!
- PickNick Bar – Agarradinho de mignon
- Quintal do Santa – Dadinhos de barreado
- Rosti Bar e Food – CupRosti
- Schnaps Bar – Festerê di Buteco
- Seu Luis Bar e Petiscaria – Carne de Onça
- Trieste Bar e Restaurante – Tchaika no ovo
- Zezito’s – Asa Branca
Vale mencionar que cada petisco participante tem uma identidade única, refletindo a criatividade e a tradição dos bares locais.