O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda Bolsa Família poderão ter o repasse suspenso em 2025.
O principal motivo para essa suspensão pode ser a falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Mas outros fatores também podem comprometer a ajuda financeira, como renda superior à permitida e o descumprimento das regras condicionais.
Vale lembrar que o Bolsa Família tem uma série de regras condicionais que, caso não sejam cumpridas, levam ao bloqueio do benefício. Veja a seguir quais são as exigências:
- O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
- O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
- O responsável deve fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até 6 anos;
- O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
- Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.
Como liberar o Bolsa Família suspenso
Famílias que estão com o Bolsa Família suspenso devido a falta de atualização do CadÚnico precisam ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o quanto antes. Nesse caso, o titular deve apresentar a documentação completa de todos os membros da família, além de comprovar a renda famíliar.
Outro detalhe importante pé que, para receber o Bolsa Família, é necessário ter uma renda familiar mensal de R$218,00 por pessoa. Caso a renda ultrapasse esse valor, o benefício pode ser suspenso ou reduzido em 50% pela Regra de Proteção.
Agora, se o seu benefício ficou suspenso devido a falta de cumprimento das Regras Condicionais, é necessário voltar a cumprir as regras o quanto antes, só assim voltará a receber o benefício.
É importante mencionar que, no caso do bloqueio pela falta de cumprimento das regras condicionais, o desbloqueio acontece automaticamente.