Dois brasileiros foram detidos no último domingo (2) no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, após um desentendimento com funcionários da American Airlines.
O casal, identificado como Rafael Novaes, de 40 anos, e Beatriz Campos Maia, de 29, estava a caminho de Cancún, no México, quando teve o embarque negado pela companhia aérea.
O incidente resultou na intervenção da polícia local e na prisão temporária dos passageiros. Rafael ainda ficou ferido após a abordagem violenta dos agentes de segurança do aeroporto.
Companhia impede embarque e brasileiros são detidos em Miami
A versão do casal de brasileiros sobre o ocorrido diverge do relato da companhia aérea em nota oficial.
De acordo com a defesa dos brasileiros, o problema começou quando funcionários questionaram o nível de fluência em inglês de Rafael. Após a resposta do passageiro, a tripulação decidiu impedi-los de embarcar, o que gerou uma discussão no portão de embarque.
Durante o conflito, Beatriz segurava um copo térmico com café e, segundo seu advogado, uma funcionária a puxou, fazendo com que a bebida caísse no chão e respingasse em sua própria roupa.
A American Airlines, no entanto, alega que a passageira jogou café em uma funcionária, o que teria motivado a chamada da segurança.
A polícia foi acionada e, segundo a defesa, Rafael foi derrubado ao solo e arrastado por alguns metros pelos agentes, o que teria lhe causado ferimentos na perna.
Os brasileiros foram detidos sob a acusação de resistência não violenta e passaram a noite em uma unidade de detenção provisória. Apenas na segunda-feira (3), foram liberados.
Durante todo esse período, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos prestou assistência ao casal de brasileiros.
A defesa também contesta a alegação da companhia de que os passageiros estavam atrasados. De acordo com os advogados, imagens gravadas por outros passageiros mostram que havia embarque em andamento no momento da discussão, o que indicaria que o casal não chegou depois do horário estipulado.
Após o incidente, os brasileiros foram deixados sem suas malas, que foram enviadas diretamente para Cancún.
Até o momento, segundo reportagem da CNN Brasil, a American Airlines não forneceu auxílio para a recuperação da bagagem.
O que diz a American Airlines sobre a confusão com brasileiros
Em nota oficial, a empresa aérea afirmou que acionou as autoridades devido ao comportamento inadequado dos passageiros e reforçou sua política de tolerância zero para atos de violência.
A companhia também declarou estar colaborando com a investigação do caso. Veja abaixo:
Antes de embarcar no voo 2494 da American Airlines em Miami (MIA) com destino para Cancun (CUN), as autoridades locais compareceram ao portão de embarque para verificar a presença de dois passageiros que estavam causando tumulto.
Atos de violência não são tolerados pela American Airlines e estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com as autoridades em suas investigações.