Durante a comemoração do centenário da General Motors do Brasil, foi anunciado o projeto “Vintage”, uma iniciativa dedicada à restauração e comercialização de modelos clássicos da Chevrolet. A GM revelou que a ação incluirá veículos produzidos no Brasil entre as décadas de 1960 e 1990, destacando exemplares icônicos como Opala, Kadett e Omega.
Além dos automóveis tradicionais, o projeto também abrangerá picapes e utilitários, como a Chevrolet Brasil (1958-1964), pioneira por ter sido a primeira linha da marca desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro.
Restauração da Chevrolet
Os veículos passarão por dois tipos de restauração: alguns serão preservados em sua configuração original, como o Monza Classic EF de 1990, pioneiro da Chevrolet no Brasil com injeção eletrônica; outros serão modificados no estilo restomod, unindo o design clássico a avanços tecnológicos. Um exemplo dessa abordagem é a picape C10 de 1976, que receberá um motor V8 do Camaro.
Ao contrário do programa permanente de restauração da Jaguar Land Rover, o Chevrolet Vintage terá duração limitada, acontecendo apenas durante as celebrações do centenário da marca. No total, entre 10 e 12 veículos serão restaurados, cada um representando um modelo distinto.
A restauração será realizada por oficinas especializadas, cujos nomes ainda não foram divulgados. Apesar de terceirizado, o projeto terá a supervisão da equipe de Engenharia da GM, garantindo tanto a qualidade quanto a fidelidade dos processos de restauração e restomod.
Uma vez restaurados, os veículos serão disponibilizados para venda em um evento exclusivo, cujo local ainda não foi confirmado pela GM. Há especulações de que a comercialização possa acontecer durante o leilão do Encontro Brasileiro de Autos Antigos, porém, os organizadores do evento afirmam não ter sido contatados pela montadora.
Objetivo do projeto
“O Chevrolet Vintage foi pensado para atender tanto os entusiastas que valorizam a originalidade dos clássicos quanto aqueles que buscam adaptações modernas para maior conforto e segurança no dia a dia”, afirma Emerson Fischler, diretor de Engenharia da GM América do Sul.
Com o aumento do interesse pelos neoclássicos, especialmente por modelos dos anos 1990, como Kadett, Omega e as primeiras versões da S10, o projeto reafirma o compromisso da Chevrolet em preservar a herança automotiva no Brasil.