Durante o Google I/O 2025, conferência anual da gigante da tecnologia voltada para desenvolvedores, o Google surpreendeu ao anunciar um novo recurso que promete transformar o celular Android em um verdadeiro computador.
A funcionalidade estará disponível a partir do Android 16 e se inspira diretamente no Samsung DeX, plataforma lançada pela Samsung em 2017.
Vale mencionar que essa inovação representa um avanço significativo na forma como os usuários interagem com seus dispositivos móveis. O Google, inclusive, reconheceu a colaboração da Samsung na criação dessa base tecnológica, que chega para aprimorar a experiência de janelas no Android.
Como o celular Android vai virar um computador?
O recurso permitirá que, ao conectar o celular Android a uma tela maior, a interface do aparelho seja automaticamente adaptada, assumindo um layout semelhante ao de um desktop.
Isso significa que aplicativos como Gmail, Google Chrome, YouTube e Google Fotos passam a ter uma disposição pensada para telas grandes, com janelas redimensionáveis e uma barra inferior para acesso rápido aos aplicativos, muito similar ao que se vê em sistemas como Windows e macOS.
É importante mencionar que informações essenciais do dispositivo, como sinal Wi-Fi e nível de bateria, também são reorganizadas na tela, garantindo uma navegação mais fluida e prática. Dessa forma, o smartphone se transforma em uma estação de trabalho portátil, dispensando a necessidade de um notebook para atividades mais básicas e até intermediárias.
Outro detalhe importante é que essa funcionalidade faz parte de um pacote maior de atualizações do Android 16, que inclui, além do modo desktop, um design completamente reformulado, melhorias em segurança contra golpes e maior integração do Gemini, inteligência artificial do Google, com outros dispositivos, como relógios e televisores.
Google aposta em inteligência artificial
Embora a inteligência artificial tenha sido o grande destaque do Google I/O 2025, com anúncios que incluíram uma nova plataforma de geração de vídeos e tradução simultânea no Google Meet,, o sistema operacional Android não ficou de fora das novidades.
Isso porque, dias antes do evento principal, o Google já havia realizado o The Android Show, uma apresentação inteiramente dedicada às atualizações do sistema.
Dessa forma, ficou claro que a companhia quer transformar o celular Android em uma ferramenta ainda mais versátil, capaz de atender às demandas de produtividade, mobilidade e conectividade dos usuários.