O Caixa Tem, principal aplicativo para pagamentos de benefícios sociais e trabalhistas, foi aprimorado para oferecer uma navegação mais intuitiva e facilitar o acesso dos usuários. Agora, é possível realizar o desbloqueio da conta diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal em caso de esquecimento do código de acesso.
O procedimento, agora totalmente digital, também abrange a criação de acesso, a recuperação de senha e a atualização cadastral. Durante a atualização, os usuários poderão alterar informações fundamentais, como número de telefone, e-mail, endereço e renda. Além disso, o registro de um novo aparelho celular foi simplificado, tornando o processo ainda mais ágil.
Outra melhoria implementada é a liberação rápida de contas bloqueadas, sem a necessidade de confirmação por e-mail. Mesmo com a simplificação do processo, a Caixa destaca que a segurança foi reforçada com a inclusão de novas camadas de proteção.
Caixa Tem pelo WhatsApp
Para acessar o aplicativo, o usuário deve inserir seu CPF e número de telefone. Após isso, a Caixa enviará um código de verificação por meio de seu WhatsApp oficial (0800-104-0104). Nos dispositivos Android, o código será inserido automaticamente no Caixa Tem, enquanto nos iPhones, o usuário precisará copiá-lo do WhatsApp e colá-lo manualmente no aplicativo.
Após essa etapa, o usuário precisará realizar a autenticação facial, capturando uma selfie de acordo com as orientações do aplicativo. Se houver dificuldades para finalizar esse processo, é possível dirigir-se a um caixa eletrônico, selecionar a opção “Entrar” e, em seguida, escolher “Liberar acesso CAIXA TEM”, utilizando a biometria digital ou o cartão da conta com senha.
Em alguns casos, pode ser necessário enviar uma foto da Carteira de Identidade ou da CNH para concluir o cadastro. Caso o usuário enfrente dificuldades no envio do documento, ele poderá fazer a validação presencialmente em um caixa eletrônico, utilizando a biometria digital ou o cartão da conta com senha.