Apesar de uma curta onda de frio no início do outono, no final da primeira semana de abril, a temperatura logo voltou a esquentar em diversas partes do Brasil, e a expectativa que o frio ainda demore um pouco mais para chegar.
Por enquanto, não há nenhuma perspectiva de uma massa de ar frio entrar no Brasil nos próximos dias. O frio intenso chegará apenas no extremo sul do país, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. As outras regiões do Brasil terão dias mais quentes no feriado prolongado de Páscoa e Tiradendes, que acontece nos dias 18 e 21 de abril.
No Sul e no Sudeste, porém, as noites e madrugadas terão temperaturas mais amenas com um pouco mais de frio, principalmente nas regiões serranas, mais nada excepcional.
Quando o frio vem forte?
As previsões de temperatura indicam um novo resfriamento intenso no Brasil a partir do dia 23 de abril. A previsão inicial é que seja uma massa de ar frio, de origem polar, de forte intensidade, mais intensa do que aquela do início de abril.
Segundo o Climatempo, a nova massa de ar polar deve ter uma trajetória continental, o que significa que o ar frio se desloca sobre o interior do continente, tendo um maior poder de resfriamento no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É este tipo de trajetória que leva o frio para estados como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, provocando friagem.
Com a chegada dessas massas de ar frio, é recomendável que a população se prepare para as baixas temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o impacto será mais significativo.