O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento do Bolsa Família para os segurados com o Número de Identificação Social (NIS) com o final 5. O repasse segue o calendário oficial da Caixa Econômica Federal (CEF).
É importante lembrar que a CAIXA faz o repasse seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do NIS do beneficiário. Nesta sexta-feira, deverão receber os segurados com o NIS de final 5.
Para ter acesso ao benefício, o titular precisa utilizar o aplicativo do Caixa Tem. O titular também pode sacar o benefício em agências, lotéricas e caixa eletrônicos.
Calendário do Bolsa Família
O pagamento do Bolsa Família deve continuar até a próxima semana. Sendo assim, veja o calendário completo a seguir:
- NIS final 1: 17 de fevereiro;
- NIS final 2: 18 de fevereiro;
- NIS final 3: 19 de fevereiro;
- NIS final 4: 20 de fevereiro;
- NIS final 5: 21 de fevereiro;
- NIS final 6: 24 de fevereiro;
- NIS final 7: 25 de fevereiro;
- NIS final 8: 26 de fevereiro;
- NIS final 9: 27 de fevereiro;
- NIS final 0: 28 de fevereiro.
Regras Condicionais do Bolsa Família
O MDS também confirmou um possível bloqueio no pagamento de segurados que não estão cumprindo as Regras Condicionais do Bolsa Família. Veja quais são as exigências a seguir:
- Frequência escolar para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos;
- Acompanhamento pré-natal para gestantes;
- Acompanhamento nutricional das crianças até sete anos;
- Cumprimento do calendário nacional de vacinação.
É importante mencionar que no caso desse tipo de bloqueio, o desbloqueio acontece quando a família volta a cumprir as regras condicionais, sem que seja necessário ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados.
Entretanto, também vale mencionar que, nesse caso, a família não tem direito às parcelas retroativas do benefício. Por isso, é importante se manter atento às exigências, para não perder o repasse.