O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que o pagamento de maio do Bolsa Família 2025 começa na segunda-feira, dia 19.
Como de costume, os depósitos seguirão a ordem escalonada de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Essa organização permite maior controle e evita sobrecarga nos canais de atendimento.
O calendário de repasses se estenderá até o dia 30 de maio, atendendo aos últimos beneficiários. A exceção ocorre em dezembro, quando os valores são antecipados para antes do Natal.
Em maio, os pagamentos incluem também o último lote do Benefício Extraordinário de Transição (BET), destinado a cerca de 166 mil famílias que ainda têm direito ao complemento.
Calendário do Bolsa Família
A seguir, confira as datas de pagamento de acordo com o final do NIS:
- NIS final 1: 19 de maio
- NIS final 2: 20 de maio
- NIS final 3: 21 de maio
- NIS final 4: 22 de maio
- NIS final 5: 23 de maio
- NIS final 6: 26 de maio
- NIS final 7: 27 de maio
- NIS final 8: 28 de maio
- NIS final 9: 29 de maio
- NIS final 0: 30 de maio
Vale mencionar que os depósitos são realizados pela Caixa Econômica Federal (CEF), que disponibiliza os valores diretamente em conta digital ou conta corrente, conforme o perfil do beneficiário.
Como é feito o cálculo do benefício
Maio marca o encerramento do Benefício Extraordinário de Transição, criado para garantir que nenhuma família recebesse menos durante a migração do Auxílio Brasil para o novo Bolsa Família. O BET funcionou como uma proteção temporária, cobrindo a diferença quando o novo valor calculado ficava abaixo do anterior.
É importante mencionar que as famílias que recebiam o BET continuarão no programa, agora com valores definidos pelas novas regras. O benefício base do Bolsa Família é de R\$ 142 por pessoa da família. Além disso, podem ser aplicados adicionais como:
- Benefício Primeira Infância: R$ 150 para crianças de zero a seis anos
- Benefício Variável Familiar: R$ 50 para gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes de 7 a 18 anos
Outro detalhe importante é que o encerramento do BET segue o ciclo regular de atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), finalizando exatamente 24 meses após sua criação, em junho de 2023.