A partir dos 60 anos, após anos de contribuição, as pessoas passam a desfrutar de uma série de benefícios que podem melhorar sua qualidade de vida. Em 2022, o Brasil tinha aproximadamente 22,2 milhões de idosos, o que correspondia a 10,9% da população total.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos atingirá 2 bilhões, representando aproximadamente 20% da população global. No Brasil, o Ministério da Saúde prevê que, até 2030, a população idosa ultrapassará a de crianças de zero a 14 anos.
Benefícios para idosos no Brasil
Essa parte da população é amparada pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que garante seus direitos e a preservação do seu bem-estar. Além das normas federais, os estados adotam leis e iniciativas para oferecer maior proteção aos idosos, como a inclusão em atividades esportivas e a prioridade em atendimentos médicos, contribuindo para uma vida mais ativa e saudável.
- Transporte coletivo gratuito: Idosos com mais de 60 anos têm direito a viagens gratuitas em ônibus interestaduais e intermunicipais, com dois assentos reservados. Se esses assentos estiverem ocupados, o idoso tem 50% de desconto na passagem, desde que apresente documento de identificação.
- Isenção de IPTU e Imposto de Renda: Idosos com mais de 65 anos, proprietários de um único imóvel e com renda de até dois salários mínimos podem ser isentos do IPTU. A isenção de Imposto de Renda também se aplica a aposentados e pensionistas com rendimentos até R$ 1.903,98.
- Acesso a medicamentos: Através do programa Farmácia Popular, os idosos podem retirar medicamentos gratuitos para doenças como hipertensão e diabetes, desde que apresentem a receita médica.
- Proteção contra o superendividamento: A Lei do Superendividamento impede que as dívidas de consumo ultrapassem 25% da renda mensal do idoso, garantindo maior segurança financeira.
- Desconto na tarifa de energia elétrica: Idosos inscritos no Cadastro Único têm direito a um desconto de até 65% na conta de luz, o que é especialmente importante para aqueles com baixa renda ou que utilizam equipamentos médicos.
- Facilidade na renovação de documentos: Idosos acima de 60 anos não precisam renovar a CNH com a mesma frequência que os mais jovens, e, em alguns estados, como o Amazonas, não pagam taxas de renovação para maiores de 70 anos.
- Meia entrada em eventos culturais: Idosos com mais de 60 anos têm direito a meia entrada em cinemas, shows e teatros, incentivando a participação em atividades culturais e o lazer.