O Telecine, rede de canais por assinatura da Globo, está passando por uma reformulação para se adaptar às novas dinâmicas do mercado de conteúdo. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a informação ao Estadão nesta terça-feira (18). O primeiro sinal dessa reestruturação surgiu em uma reunião do departamento de marketing dos canais pagos, que aconteceu na segunda-feira (17).
A reunião despertou especulações no mercado sobre a possível redução da programação e até a extinção de alguns canais da marca, em resposta ao menor interesse do mercado publicitário nesse setor. Além disso, circularam rumores de que aproximadamente 30 funcionários do Telecine, entre diretores e analistas de programação, teriam sido demitidos.
Ecossistema Globo
Em comunicado ao Estadão, a Globo negou a realização de demissões em grande escala, embora admita possíveis ajustes pontuais. A emissora também assegurou que o Telecine continuará oferecendo sua programação, que abrange seis canais, o Megapix e uma plataforma de streaming com um catálogo de mais de mil filmes.
“A integração entre os canais da Globo é um movimento natural para assegurar que o Telecine permaneça como referência em curadoria de cinema”, declarou a emissora em nota. Fontes consultadas pelo Estadão afirmam que o fim do Telecine como uma empresa independente já era previsto, principalmente devido aos elevados custos operacionais e aos desafios para manter sua estrutura.
O que muda no Telecine?
Desde 2018, a Globo vem implementando o modelo de integração UmaSóGlobo, unificando diferentes áreas da empresa, como TV Globo, Globosat e Globoplay. Esse movimento ganhou ainda mais força em novembro de 2024, quando a Globo assumiu o controle total do Telecine, que anteriormente era gerenciado em parceria com estúdios internacionais por meio de uma joint venture.
Atualmente, a Globo concentra suas operações em três áreas principais: TV aberta, canais por assinatura e streaming, com o objetivo de integrar e distribuir conteúdos entre essas plataformas. Como parte dessa estratégia, parte da equipe do Telecine está sendo absorvida pelo setor de Marketing de Produtos Digitais da Globo, responsável por marcas como Multishow, GNT, GloboNews e por plataformas digitais como G1, GE e Globoplay.