Nos últimos dias, os moradores de Paranaguá têm notado uma invasão incomum de pequenos insetos pretos. O fenômeno gerou curiosidade e até preocupação, mas a explicação é bem simples: esses bichinhos fazem parte de um ciclo natural.
Segundo o biólogo Caio Fernandes, procurado pelo portal JB Litoral, eles pertencem à espécie Plecia nearctica, um tipo de inseto da ordem Diptera, parentes dos mosquitos, mas sem o incômodo das picadas.
A aparição desses insetos está diretamente ligada à sua época de reprodução, que ocorre duas vezes por ano, entre abril e maio e depois entre agosto e setembro. Eles gostam de ambientes úmidos e locais com matéria orgânica em decomposição, como pastagens e áreas ricas em estrume.
O que agravou a situação desta vez foi a baixa presença de seus predadores naturais, como sapos, rãs, pererecas e lagartixas, que normalmente ajudariam a controlar a população.
Apesar do incômodo de vê-los em grande quantidade, esses insetos não oferecem riscos à saúde e sua presença é passageira. Em algumas semanas, a tendência é que desapareçam naturalmente. Enquanto isso, o melhor a se fazer é manter a calma e esperar a natureza seguir seu curso.