O sistema ATLAS, da NASA, descobriu um cometa chamado C/2024 G3 (ATLAS) em abril de 2024. Ele está sendo o destaque do céu nesse ano de 2025, atraindo a atenção de astrônomos e curiosos em todo o Brasil. Esse cometa alcançou o ponto mais perto do Sol, o periélio, no dia 13 de janeiro de 2025.
É importante mencionar que os especialistas achavam que o calor do Sol ia acabar destruindo ele, mas ele sobreviveu, dando um show especialmente para quem está no Hemisfério Sul, que é onde ele está mais fácil de ser visto.
No Brasil, várias pessoas fizeram fotos e vídeos do cometa, e um deles foi o astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, que é do Rio Grande do Sul. Outro detalhe importante é que ele compartilhou as fotos que ele fez lá nos Campos de Cima da Serra, que é uma região onde o céu estava limpo e sem nuvens no fim de semana.
Vale mencionar que o cometa C/2024 G3 (ATLAS) é feito de poeira, gelo e pedras, que sobraram da formação do Sistema Solar, há uns 4,6 bilhões de anos.
Quando ele passa perto do Sol, o calor faz o gelo virar gás, criando uma nuvem em volta do núcleo, que é chamada de coma, e as caudas que a gente consegue ver até a olho nu ou com binóculos. Essa cauda, segundo os especialistas, está parecida com a do cometa C/2006 P1 (McNaught), que impressionou o mundo em 2007.
Onde e como ver o cometa
Para quem quer ver o C/2024 G3 (ATLAS), o melhor é ir para um lugar escuro, longe da poluição luminosa das cidades. Outro detalhe importante é que o melhor horário para ver ele é logo depois que o sol se põe, olhando na direção oeste, bem perto da linha do horizonte.
O cometa está entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral, e você pode usar aplicativos de astronomia para te ajudar a achar ele no céu.
Vale mencionar que esse fenômeno é muito raro, já que cometas que brilham muito não aparecem sempre.